EsporteSem categoria

Verstappen vence GP da Espanha; é o mais jovem a vencer prova da F1

Verstappen vence na Espanha em dia de batida das Mercedes
Uma corrida. Foi do que precisou Max Verstappen para vencer sua primeira corrida na Fórmula 1 pela Red Bull. Um GP depois de ser promovido para o lugar de Daniil Kvyat, o holandês se tornou o piloto mais jovem a ganhar uma corrida na história da categoria.
Kimi Raikkonen bem que tentou, mas não poder passar o piloto holandês. Ambos tentaram uma estratégia diferente, ficando na pista por mais de 30 voltas com os pneus médios, enquanto que Vettel e Ricciardo, que lideraram após um incidente das Mercedes na primeira volta, partiram para uma estratégia segura de três paradas.
O australiano ainda tentou passar Vettel pelo último lugar no pódio, mas acabou tendo seu pneu estourado.
A prova ficou marcada pelo que aconteceu logo na largada. Na pole position, Lewis Hamilton não saiu bem e foi ultrapassado por Nico Rosberg em uma bela manobra por fora na primeira curva. Com mais ação após a curva 3, Hamilton tentou devolver a ultrapassagem no companheiro, mas saiu da pista e acertou Rosberg, tirando os dois da corrida.
Nos bastidores, o clima ficou quente. Nenhum dos dois pilotos tirou o capacete. O britânico e o alemão entraram no motorhome da Mercedes em seguida de seus chefes.
Felipe Massa fez boa corrida de recuperação. Saindo de 18º no grid de largada, ele ocupava a décima posição já no segundo stint de prova. O brasileiro terminou a corrida em uma boa oitava colocação.

A corrida

Na largada, Rosberg assumiu o primeiro lugar por fora de Lewis Hamilton na primeira curva. O inglês tentou dar o troco na curva 4, mas, fechado por Rosberg, o inglês saiu da pista e acertou o companheiro de equipe, eliminando os dois da prova. O Safety Car entrou na pista.
O top-5 era Ricciardo, Verstappen, Sainz, Vettel e Raikkonen. Com problemas na largada, Nasr era o 17º e o Massa o 19º.
Nas relargada, as Ferraris rapidamente ultrapassaram Sainz. Vettel postergou sua parada nos boxes e saiu mais próximo das duas Red Bulls. Com o segundo stint passando, Vettel foi chegando cada vez mais perto de Verstappen, que por sua vez, se aproximava de Daniel Ricciardo.
Vettel e Ricciardo pararam antes de Verstappen, que começou a ser pressionado por Kimi Raikkonen. O holandês e o finlandês pararam após a metade da prova e colocaram pneus médios, enquanto Vettel e Ricciardo pararam para pneus macios.
Por estratégia, o alemão da Ferrari ficou apenas oito voltas com seus pneus médios. Ricciardo, andando mais lentamente no fim do stint, parou também e voltou em quarto. O top-5 na volta 47 era Verstappen, Raikkonen, Vettel, Ricciardo e Bottas.
Ricciardo se aproximava de Vettel enquanto Raikkonen atacava Verstappen. No enatnto, apesar de um estouro de pneu do australiano, a ordem não se alterou.
Foi a primeira vitória de um holandês na F1.
A próxima corrida acontece nas tradicionais ruas do principado de Mônaco, no dia 29 de maio.(motorsport)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *