Trabalhadores de Salinas da Margarida recebem qualificação em turismo
Localizado na zona turística Baía de Todos-os-Santos, o município de Salinas da Margarida recebe cursos de qualificação para trabalhadores da área de turismo nesta terça (29) e quarta-feira (30). Ao todo, 50 profissionais que atuam em hotéis, pousadas e restaurantes, além de outros comerciantes terão 16 horas de treinamento oferecido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Nos dois dias, os participantes receberão informações básicas sobre turismo e qualidade de atendimento. A programação, com carga horária total de 16 horas, inclui o workshop de Boas Práticas e Higiene na Manipulação de Alimentos. As aulas estão sendo realizadas das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Sede Desportiva de Salinas da Margarida.
De acordo com o diretor de Qualificação e Segmentos da Setur, Roberto Oliveira, a secretaria visa à qualificação dos serviços turísticos no estado. “Desejamos preparar os prestadores de serviço para fortalecer o turismo em Salinas da Margarida. Em abril, as cidades de Santo Amaro e Uauá receberão os cursos”, explicou Roberto. Santo Amaro se prepara para a festa do Bembé do Mercado, de 11 a 15 maio, enquanto Uauá vai sediar o Festival do Umbu, nos dias 29 e 30 de abril.
Militar da reserva, Edvaldo Ezêda é dono de uma pequena pousada de seis quartos. O empreendimento tem poucos meses de funcionamento e Edvaldo, que já fez um curso rápido de turismo e hotelaria, reconhece a chance de ampliar os conhecimentos. “Queremos aprender sempre mais. Também trago minha mulher, que lá é a responsável pela limpeza e alimentação”, contou o proprietário, que tem intenção de expandir o negócio e contratar dois funcionários.
Presente na abertura dos cursos, o prefeito de Salinas, Jorge Antônio Castellucci, destacou a parceria com a Setur para a oferta da qualificação. Ele lembrou a recuperação da BA-534 (que dá acesso ao município) pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) como um dos fatores que devem intensificar o turismo na região.(SECOM)