NotíciasSem categoria

80% dos motoristas dirigem e usam celular ao mesmo tempo

Uma pesquisa feita com 4,1 mil motoristas de São Paulo revela que 80% acabaram confessando que dirigem e usam o celular ao mesmo tempo. A pesquisa é do Hospital Samaritano de São Paulo.
Teve um tempo em que as pessoas dirigiam com as duas mãos no volante, prestando atenção somente no trânsito. Mas a tecnologia muda comportamentos e o que a gente vê nas ruas é que o volante anda merecendo uma mão só porque a outra ou está mandando mensagem, navegando na web ou segurando o celular porque tudo anda tão urgente.
No flagrante do Jornal da Globo vemos uma mulher segurando o telefone com o ombro e, na outra mão, uma latinha. Outra moça fala no celular, dá aquele retoque na maquiagem; e quando o trânsito anda, continua falando e, se o trânsito para, outra escreve, escreve…mesmo com carro parado não pode. Nem no semáforo é permitido.
Mas uma pesquisa feita pelo Hospital Samaritano em São Paulo mostrou que 80% dos motoristas usam celular enquanto dirigem, 42% mandam mensagens de texto que é mais perigoso e 8% não mudariam de comportamento de jeito nenhum.
Uma troca de mensagens rapidinha no celular tira 23 segundos da sua atenção no trânsito. Parece pouco tempo, né? Em uma simulação é possível ver quantas coisas podem acontecer em 23 segundos.
“Quando eu desvio o meu foco para o celular eu estou fazendo mais do que uma ação. Eu estou olhando para o celular, eu estou lendo no celular e vou digitar, eu estou fazendo várias ações. A última coisa que eu vou pensar é no trajeto que eu estava executando”, alerta Renato Anghinah, coordenador do Núcleo de Neurologia do Hospital Samaritano.
“O grande problema da gravidade de quem está digitando enquanto está dirigindo é que você não vai ter como se preparar para o acidente. Se a pessoa está a 100 km/h e ela perde a direção  não vai ter aquele período em que ela freou porque ela viu que ia sofrer um acidente”, diz Diogo Garcia, coordenador do centro de trauma do hospital.
(G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *