Facebook e YouTube começam a disputar o mercado de vídeos
Elas praticamente se tornaram o centro do mundo digital. As redes sociais – e o Facebook em particular – se transformaram em mais que ponto de encontro. Viraram fórum para política, espaço para negócios e até espaço para “terapia sentimental”. O Facebook é grande protagonista. Em 2015, a rede de Mark Zuckerberg alcançou mais de 1 bihão de usuários e caminha a passos largos para ser uma das ferramentas mais usadas da história da humanidade.
Quem vem logo atrás é o YouTube – que acabou também sendo considerado uma rede social – só que focada em vídeos. Aliás, essa é a disputa que promete esquentar em 2016. As duas maiores, Facebook e YouTube vão travar uma batalha para ver quem manda no vídeo online mundial. Por enquanto, a propriedade do Google tem a dianteira. Mas, não dá para saber por quanto tempo.
Outras redes também ganharam força nesse ano. Foi o caso do Instagram – que também pertence a Mark Zuckerber – do Snapchat, que caiu no gosto da moçada mais jovem. E, é claro, do WhatsApp – outra propriedade de Zuckerberg. Você acha que ele manda pouco nesse mundo?
O WhatsApp também explodiu em 2015. Alcançou 1 bilhão de usuários em todo mundo. E, no Brasil, esteve no centro de uma polêmica, quando a justiça determinou o bloqueio do mecanismo por 48 horas – que acabaram virando 10, mas foram suficientes para causar uma verdadeira comoção.
Quem perdeu força em 2015 – especialmente no Brasil – foi o Twitter. Com a expansão do Facebook, o Twitter parece não ter encontrado maneiras de encarar – prova são as sucessivas desvalorizações de suas ações na bolsa de valores.
2015 também foi um anos importante para nós, do Olhar Digital, nas redes sociais. Nos tornamos a maior página dedicada a informações de tecnologia do mundo, dentro do Facebook. Motivo de orgulho para nós e de agradecimento a todos vocês!
(Olhar Digital)