Windows 10: rumo a se tornar a versão mais popular do sistema operacional
O sucesso do Windows 10 parece ser uma reflexão natural dos esforços da Microsoft em trazer um sistema operacional robusto, compatível com periféricos e sem frescuras. Segundo uma pesquisa levantada pelaGartner, especializada em números de mercado, a nova versão do sistema operacional é a mais popular dos últimos tempos.
Gradativamente, o Windows 10 caminha para se tornar o programa mais difundido de todos os Windows, andando de mãos dadas com o Windows XP e o Windows 7, duas das versões mais populares do sistema operacional.
Atualização gratuita e compatibilidade com aplicações e dispositivos deram importante impulso
O estudo aponta que 50% das empresas terão o Windows 10 em janeiro de 2017. A atualização gratuita, de acordo com a pesquisa, foi um elemento importante nessa alavancagem. “No mercado de consumo, uma atualização gratuita casada com suporte abrangente a dispositivos e upgrades automáticos via ar asseguram que haverá milhares de usuários familiares com o sistema operacional antes do fim de 2015. Para as empresas, esperamos uma implementação que será significativamente mais rápida do que o que foi visto no Windows 7, seis anos atrás”, opinou Steve Kleynhans, vice-presidente de pesquisas da Gartner.
Além da atualização gratuita, outros fatores fizeram com que o Windows 10 tivesse rápida aceitação no mercado. A extensa compatibilidade com aplicações e dispositivos, por exemplo, além de recursos de streaming com o Xbox One e a facilidade na navegabilidade são apenas alguns dos pontos que pintam um bom quadro para a nova versão do sistema operacional da Microsoft.
A Gartner espera que, até o começo de 2017, ao menos 50% das empresas, em escala mundial, tenham o Windows 10, com uma migração completa em 2019 (isto é, 100% dos computadores com o sistema operacional). “As organizações vão centralizar um número de aplicações ao longo dos três próximos anos para habilitar a computação independente de plataforma”, disse Nathan Hill, diretor de pesquisas na Gartner.
E no setor mobile?
Nos campos mobile e digital, a previsão da Gartner é de que mais investimentos sejam feitos nesse cenário, com telas de maior resolução e, naturalmente, um enorme foco mobile.
“Todas essas tendências apontam para um novo espaço de trabalho aos funcionários, um que é mais mobile, mais capaz de trabalhar naturalmente com humanos e, sobretudo, mais produtivo e seguro. (…) De uma perspectiva de TI, o Windows 10 e a migração de aplicativos vão ditar mudanças que podem facilitar a vida dos usuários. As atualizações serão mais frequentes e funcionais. Todos terão de se adaptar com um modelo de gerenciamento mais moderno”, ponderou Ken Dulaney, analista da Gartner.
Caso você, leitor, também esteja utilizando o Windows 10, não deixe de relatar sua experiência na seção de comentários.
FONTE(S)
- GARTNER(Tecmundo)