NotíciasSem categoria

Salvador deve ganhar mais 40 radares até o final do ano

Até o final do ano, a capital baiana deverá ter mais 40 radares instalados em suas vias, o que totalizará cerca de 240 equipamentos desta natureza na fiscalização do trânsito. “Estes medidores de velocidade já estão na cidade em poder da Zelsis, empresa que tem contrato para fornecer o equipamento para a Transalvador, mas não sabemos ainda quando serão instalados”, informou à Tribuna Randerson Leal, diretor geral do  Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (IBAMETRO), órgão delegado do INMETRO na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). 
Conforme Randerson, os novos radares “só poderão entrar em funcionamento depois de verificação inicial por parte do Ibametro, A prefeitura instala e nós vamos lá ver se está tudo bem. O equipamento só entra em operação com o nosso ok. Essa aferição inicial tem validade de um ano, ou seja, a cada ano ela é realizada”, adiantou.  Em toda a cidade, são mais de 125 equipamentos instalados, afora os 117 trechos de avenidas que recebem radares móveis, que se somam a 81 fotossensores e a fiscalização de aproximadamente 500 agentes de trânsito. A Tribuna consultou a Transalvador sobre os novos equipamentos e a assessoria de comunicação do órgão informou que a maior parte dos novos radares será instalada na Cidade Baixa, mas não precisou o nome de ruas e avenidas que receberão os radares.   
A fiscalização do trânsito por radares responde por mais de 50% das infrações registradas pela Transalvador este ano. Das 408.708 notificações de trânsitos registradas até a última semana do mês passado, 224.650 foram feitas por radares. No ano passado, das 694.754 notificações de infrações no trânsito, 492.373 (aproximadamente 70%) foram registradas por este equipamento. 
Fiscalização
Segundo o diretor geral do Ibametro, Randerson Leal a verificação de radares é obrigatória, anual e toda vez que ocorrem reparos nos equipamentos. Em toda verificação, a prefeitura  é acionada para dar apoio a operação feita pelo Ibametro. No caso de Salvador, quem presta o apoio é a Transalvador, para garantir a organização do trânsito durante as operações. Diante de multas de trânsito o Ibametro disponibiliza em seu site www.ibametro.ba.gov.br, o acesso a um sistema onde o cidadão pode buscar informações sobre a aprovação (ou não) dos medidores de velocidade.
Além das verificações periódicas, o Ibametro realiza fiscalizações aleatórias. Em 2014 o Ibametro realizou 871 Fiscalizações periódicas, resultando em 22 reprovações. Em 2015, até o momento, foram feitas 793 fiscalizações e reprovados 25 instrumentos. Para saber se o medidor de velocidade que gerou a multa está aprovado e dentro da validade, o cidadão deve clicar no banner PSIE (Portal de serviços do site do Ibametro), clicar em consulta de instrumentos, preencher o tipo de instrumento (medidor de velocidade) e os campos Estado e Município, daí poderá checar a situação de cada radar da cidade.
Caso o condutor tenha sido autuado e tenha o número do radar em mãos, poderá filtrar e saber a situação do instrumento específico. Caso o radar não esteja aprovado ou dentro da validade, as multas geradas durante o período de atraso poderão ser questionadas pelo cidadão.
(Tribuna)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *