Meio AmbienteSem categoria

O Bioma Amazônia

Bioma Amazônia é um conjunto de ecossistemas interligados pela Floresta Amazônica e pela Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas, a mais densa de todo o planeta. Caracteriza-se pela sua elevada extensão, ocupando quase a metade do território do Brasil, além das áreas territoriais da Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Peru, Colômbia, Venezuela e Equador.
A Floresta Amazônica
A floresta Amazônica é uma cobertura vegetal também chamada de Floresta Latifoliada Equatorial. Essa nomenclatura relaciona-se ao fato de a floresta apresentar árvores de folhas geralmente largas (latifoliada) e localizar-se na zona intertropical do planeta (equatorial). É uma das maiores e mais importantes coberturas vegetais, apresentando um terço de toda a madeira tropical existente, a maior reserva desse tipo já vista no mundo.
A Bacia do Amazonas
A Bacia Hidrográfica do Amazonas é a área em que o escoamento da água segue em direção ao Rio Amazonas. Trata-se, assim, da maior bacia hidrográfica do planeta, com uma área de aproximadamente 5 846 100 km². Para se ter uma ideia, essa área corresponde quase ao dobro da Bacia do Rio Nilo. O Rio Amazonas, por sua vez, é o maior e mais extenso do mundo, com 6 850 km², e conta com mais de 1 100 afluentes.
O Rio Amazonas, durante um único dia, despeja no Oceano Atlântico uma quantidade de água superior ao que o Rio Tâmisa, em Londres, deposita no mar durante todo o ano. Se levarmos em conta apenas um de seus afluentes, o Rio Negro, já temos mais água do que toda a Europa.
Fauna e Flora
A quantidade de espécies animais e vegetais é muito elevada, com mais de 2 500 tipos de árvores e 30 mil tipos diferentes de plantas e vegetais. A sua fauna também é bastante ampla e diversificada, possui cerca de 20% de toda a quantidade de espécies catalogadas em todo o mundo. Há uma grande quantidade de insetos, anfíbios, répteis, mamíferos, peixes e árvores, apresentando uma complexa cadeia alimentar, composta por mais de 30 milhões de espécies.
Solo
O solo da Floresta Amazônica não é propício para a agricultura. Em 1970, por exemplo, o governo brasileiro iniciou um projeto que compreendia em oferecer incentivos fiscais para pecuaristas ocuparem a região sul do Pará na Floresta Amazônia. No entanto, com o solo muito pobre em nutrientes, nem o capim a ser utilizado como pasto crescia direito, transformando a ação pública em algo que até hoje rende críticas ao Regime Militar.
Uma das principais marcas do bioma Amazônia é o fato de ele apresentar a maior biodiversidade do mundo, em números absolutos. Se considerarmos, no entanto, a proporção entre o número de espécies por metro quadrado, aí esse título vai para a Mata Atlântica.(BE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *