Campanha contra pólio chega em sua reta final em Salvador
Pouco mais de 73 mil crianças foram vacinadas em Salvador contra a paralisia infantil, o que representa uma cobertura de 48% do público alvo estimado em 154.005 pessoas. A meta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é proteger pelo menos 95% dos pequenos com idade entre 6 meses e menores de 5 cinco anos residentes na capital contra a Poliomielite, doença infecciosa causada por vírus que causa paralisia dos membros inferiores, podendo atingir os músculos respiratórios, o que aumenta o risco de morte. A única medida de prevenção eficaz é a vacinação.
A estratégia seguirá até o dia 31 de agosto em todos os postos de saúde da rede municipal, das 08 às 17 horas. Para facilitar o acesso ao imunobiológico, a Secretaria Municipal da Saúde promoverá no próximo sábado (29), mais um Dia D da campanha, quando cerca de 350 pontos de vacinação serão instalados em locais estratégicos como shoppings, supermercados, escolas, creches, associações, igrejas, terminais rodoviários e estações de transbordo, além de pontos focais como a Biblioteca Central e o Elevador Lacerda.
Aliada a mobilização contra a pólio, a SMS também está realizando a administração da dose de Vitamina A para os menores de cinco anos, além da campanha de Multivacinação, quando os profissionais de saúde estão realizando a verificação da situação vacinal de cada criança e atualizando a caderneta com a aplicação das doses contidas no calendário básico que estiverem pendentes.(ASCOM)