Chrome testa recurso para solucionar problema de consumo de memória
Tornou-se padrão para muitos: mais abas no navegador abertas do que você realmente precisa. O resultado normalmente é um computador lento, e o Chrome acaba se tornando também um vilão ao não saber lidar com tantas abas consumindo memória ao mesmo tempo. Felizmente o Google finalmente está tentando remediar a situação.
A versão Canary do Chrome, que está um degrau abaixo do Chrome Beta, traz um novo recurso, que permite que o alto volume de abas abertas tenha um impacto menor no desempenho do PC. Para isso, abas não-utilizadas são descartadas como solução para economizar memória (e bateria, se você estiver em um laptop).
A palavra “descartar” soa mais pesada do que parece, no entanto. Quando o Chrome detectar que uma aba não está sendo utilizada, ele não vai removê-la da barra, apenas irá deixar de carregá-la na memória. Se você optar por selecioná-la, o conteúdo terá que ser recarregado.
A ferramenta já existe no Chrome OS, mas agora está chegando para usuários do Windows e do OS X, com o Linux também em vista para um futuro próximo.
Para escolher quais abas desativar, o Chrome tem um ranking que tenta remover descartar primeiro as abas “menos interessante”. Esta é a ordem seguida pelo navegador, segundo a página do Chromium (o projeto de navegador de código aberto no qual se baseia o Chrome):
- Páginas internas, como novas abas, favoritos, configurações, etc.
- Abas abertas há muito tempo
- Abas recentemente selecionadas
- Abas reproduzindo áudio
- Aplicativos rodando em janela
- Abas fixas
- A aba aberta atualmente
Por enquanto, o recurso ainda está em fases iniciais de testes, apenas para usuários do Chrome Canary. Quem usa esta versão de testes, pode habilitar o recurso digitando a barra de endereços chrome://flags/#enable-tab-discarding.
Via Ars Technica (Olhar Digital)