Da RedaçãoNotíciasSem categoriaVera Cruz

Vera Cruz em defesa do povo

ATENÇÃO:Todos estão acompanhando o processo de protestos e manifestações que estão acontecendo na cidade de Vera Cruz!

Muito bem, hoje uma comissão de 8 pessoas foi atendida pelo engenheiro Dr Saulo, diretor da SIT (Superintendência de Infra Estrutura e Transportes), órgão criado para substituir o DERBA! Se como este órgão foi recém criado, ainda não dispõe de dotação orçamentária e sem ela não se podem fazem licitações para a realização das obras que tanto necessitamos! Ele alegou que o ex-DERBA não dispõe mais de equipamentos ou materiais! Portanto, ele só pôde se comprometer com a realização de medidas paliativas e isto graças a insistência das pessoas que estavam ali lutando pela nossa ilha! As obras do Baiacu seguem, em Mar Grande ainda estão fazendo análise do solo e farão um desvio, visto que a pista principal continua cedendo! Prometeram confirmar o convênio com a prefeitura de Salinas para recuperar o atracadouro!
Quinta feira, um representante da SIT estará na ilha para visitar as localidades juntamente com alguns moradores e identificar os pontos de maior urgência nas possíveis intervenções!
Foi discutido ainda a correção das sinalizações na BA 001!
Responsabilizaram os próprios moradores pelos alagamentos nas vias o que gerou muita polêmica e discussão, uma vez que a responsabilidade do ordenamento do solo pertence ao município e a fiscalização das competências do município cabem ao estado e a união!
Só não ficamos mais decepcionados porque já saímos da ilha imaginando mesmo que seríamos mais uma vez subestimados pelo estado!
Esta é a pauta oficial dos protestos que estão ocorrendo hoje em Vera Cruz! POR FAVOR COMPARTILHEM! VAMOS APOIAR O NOSSO POVO! CHEGA DE SERMOS IGNORADOS!
” PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DOS CIDADÃOS, POPULARES E MANIFESTANTES DO MUNICÍPIO DE VERA CRUZ –BA, ANO 2015
Vera Cruz, 25 de maio de 2015.
– Ao Exmo Senhor Governador do Estado da Bahia;
Sr Rui Costa.
-Ao Exmo Senhor Prefeito do Município de Vera Cruz-BA;
Sr Antonio Magno.
– À Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia;
– À Comissão de Infra Estrutura da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia e da Câmara Municipal de Vera Cruz;
– À Comissão de Transportes e Mobilidade Urbana da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia e da Câmara Municipal de Vera Cruz;
– À Comissão de Saúde Pública da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia e da Câmara Municipal de Vera Cruz;
– Aos órgãos de imprensa nacionais, estaduais e municipais,
Prezados Senhores,
Devido ao descaso e abandono por parte das autoridades estaduais e municipais e em face dos transtornos causados pelas fortes e constantes chuvas no nosso município os contribuintes, populares, empresários, operadores de vans e topics, taxistas, comerciantes, ambientalistas, estudantes, mulheres e entidades da sociedade civil organizada em geral, vêm através desta reivindicar a Vossas Senhorias:
EM CARÁTER DE URGÊNCIA URGENTÍSSIMA:
1- Refazimento das estradas de Coroa- Baiacu e Cacha Pregos e manutenção das pistas de Tairu, Aratuba, Berlinque, Catu e Ponta Grossa;
2- Intervenção estrutural nos locais afetados por alagamentos e apoio às famílias desabrigadas, vítimas da falta de estrutura e gestão pública do município;
3- Reabertura da maternidade do Hospital Maria Amélia, com atendimento de ginecologia, obstetrícia e realização de partos dentro do referido hospital.
DEMAIS REIVINDICAÇÕES:
1- Implantação de horários extras à noite no sistema ferry-boat durante os finais de semana com tarifas condizentes com a real renda per capita dos moradores da ilha.
2- Maior atuação dos órgãos de controle e fiscalização do Estado no município.
JUSTIFICATIVA
– Devido as más condições das estradas do município e a falta de manutenção, a população em modo geral sofre com a impossibilidade do atendimento em serviços básicos como saúde, segurança (ambulâncias da SAMU e viaturas da polícia não conseguem acessar diversas ruas e localidades do município) Os trabalhadores da área de transporte e empresários em geral, sofrem no bolso o prejuízo constante com gastos em manutenção dos veículos (instrumentos de trabalho) devido as más condições da estrada e o aumento da gasolina, do custo de vida na ilha e da queda do turismo ou veraneio.
-A mais de 6 anos em Vera Cruz não nascem crianças vera-cruzenses As mulheres do município são obrigadas a peregrinar, passando por constantes dificuldades e humilhações para conseguirem vagas em outros municípios para o atendimento do parto.
– Devido as más condições de infra estrutura e descaso por parte do poder público, a população de Vera Cruz sofre com a negação de seus direitos constitucionais básicos como: ir e vir, tarifas de transporte condizentes com a real renda per capita municipal, direito a assistência hospitalar, educação, lazer, segurança, esporte e cultura!
Na certeza do Vosso pronto atendimento, restamos a Vossa disposição para o diálogo focado na resolução das nossas problemáticas, e colhemos a ocasião para por nossas mais distintas considerações e respeito.
Atenciosamente,
Povo de Vera Cruz”(RS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *