EconomiaNotíciasSem categoria

Nova taxa de juros deixa poupança menos atraente

A taxa básica de juros (Selic) subiu 0,50 ponto porcentual, para 13,75%, conforme anunciou nesta quarta-feira (3) o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. 
A alta dos juros deixa as aplicações na poupança menos atrativas se comparadas a outros investimentos de renda fixa, também considerados seguros (veja os melhores investimentos para quem não quer correr riscos).
Os rendimentos de CDBs com taxas pós-fixadas, fundos DI e Tesouro Selic (LFTs), negociado no programa de compra e venda de títulos públicos Tesouro Direto, aumentam conforme a Selic é elevada.

Já a caderneta deixou de acompanhar os juros quando a Selic passou dos 8,5% ao ano. Quando a taxa é maior do que 8,5%, o rendimento da caderneta é fixado em 0,5% ao mês mais o valor da Taxa Referencial (TR).
Quando a Selic é menor ou igual a 8,5%, depósitos na poupança realizados a partir do dia 4 de maio de 2012 rendem 70% da taxa básica de juros mais o valor da TR. Depósitos feitos antes dessa data rendem 0,5% ao mês mais o valor da TR.
A alta de 0,50 ponto porcentual da taxa básica de juros já era esperada por instituições financeiras e analistas que participaram da pesquisa Focus do Banco Central.
(Exame)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *