EconomiaNotíciasSem categoria

Economista defende novas altas nos juros

A economia precisa de novas altas nos juros. Essa é a opinião de Rodrigo Alves de Melo, economista-chefe da Icatu Vanguarda. Na semana de reunião do Copom, ele reforça que o mais importante no momento é combater a inflação. 
O consenso do mercado espera uma elevação dos juros nessa semana, de 0,5 ponto, e outra no fim de julho, de 0,25. A taxa iria a 14% ao ano, após a economia apresentar recuo de 0,2% no primeiro trimestre. Alguns especialistas alertam que novas subidas nos juros devem piorar o ambiente recessivo. Mas Melo defende que controlar a inflação é o caminho para o país crescer mais no futuro:
— No PIB do primeiro trimestre, um dos piores resultados veio do consumo, que caiu 1,5%. O que está acontecendo com a demanda agora é resultado da inflação alta, que corrói o poder de compra das pessoas. A massa salarial diminui porque a renda cresce menos que os preços. Com essa dinâmica, a economia não tem condições de crescer. A atividade está fraca, sim. Mas ela só vai voltar a crescer forte com a inflação controlada —, acredita Melo.(Blog da Miriam Leitão)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *