Sem categoriaTecnologia

Conheça seis estratégias para criar uma senha segura na web

Divulgado nesta semana, um levantamento feito pelo Google mostrou que as perguntas de segurança, aquelas que usuários de sites utilizam para lembrar o login, não funcionam. A ineficácia dessas interrogações é causada por dois problemas: ou as respostas são muito óbvias, fáceis de serem decifradas por hackers ou qualquer um que tente entrar na conta, ou são difíceis demais, impossibilitando o usuário de decifrar a solução quando ele mais precisa.
“Em que cidade você nasceu?”, “qual é o nome do seu animal de estimação?”, “qual é o nome do meio do seu pai?” e “qual é a sua comida favorita?” são algumas das mais comuns. Para chegar ao veredicto que aponta a inutilidade dos questionamentos, Elie Bursztein, chefe de pesquisa antiabuso, e Ilan Caron, engenheiro de software, ambos do Google, analisaram os dados gerados pelos usuários dos serviços da empresa enquanto tentavam recuperar senhas esquecidas.
Respostas fáceis – Quando as perguntas eram muito simples, os indivíduos lembraram com facilidade. Porém, isso é um problema, pois, sendo tão descomplicadas, os hackers também conseguiriam decifrá-las, já que muitas das respostas são informações disponíveis online ou se configuram como questões culturais.
Como exemplo, os pesquisadores descobriram que um hacker teria 39% de chance de acertar a resposta de coreanos para a pergunta “em que cidade você nasceu?” e 43% de adivinhar qual é a comida predileta deles.
Já na pergunta “qual é o nome do meio do seu pai”, feita com falantes da língua espanhola, em dez investidas um hacker teria 21% de chance de acerto. Em apenas uma tentativa na pergunta “qual é a sua comida favorita” para americanos, um hacker alcançaria 19,7% de probabilidade de adivinhar a resposta.
Questões difíceis – Por serem tão complicadas de decifrar, as que se encaixam nesta categoria não são respondidas nem pelos próprios criadores da senha. Sim, o hacker tem dificuldade para desvendar a charada, só que o usuário não consegue recuperar a senha.
“Qual é o número do seu cartão de biblioteca” e “qual é o número do seu programa de milhas aéreas?” são consideradas algumas das perguntas mais seguras. Mas apenas 22% e 9%, respectivamente, dos usuários se lembraram das respostas.
Em resumo, é inútil um dos métodos mais usuais para recuperar senhas perdidas de sites.
(Veja)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *