Vinte aplicativos para ajustar as contas
Já que a base da sobrevivência financeira está mesmo no orçamento,o CORREIO testou vinte aplicativos, disponíveis nos sistemas Android e iOS, que podem organizar as finanças e prevenir que os efeitos colaterais da crise deixem as contas no vermelho.
Muitos possibilitam a separação de gastos por categorias (casa, compras, transporte, lazer, por exemplo), a visualização deles em gráficos – o que permite observar os custos que estão mais pesados no orçamento, e a comparação entre rendimentos e despesas, entre outros recursos.
Segundo o educador financeiro, Edísio Freire, os aplicativos podem ser grandes aliados na hora de disciplinar o registro dos gastos. “Eles possuem funções interessantes que permitem que a gente crie a rotina de registrar os gastos do dia a dia e controlar melhor o orçamento como um todo”. Freire recomenda dois aplicativos que, segundo ele, são práticos e de fácil operação: o Grana Finanças Pessoais e o Guia de Bolso. “O primeiro chama atenção pela facilidade e objetividade em lançar os gastos. Já no segundo é possível controlar o orçamento com base na sua conta bancária”. Para o também educador financeiro, Ângelo Guerreiro é importante que antes de transferir o orçamento para o aplicativo o usuário planeje seu orçamento e a sua projeção de metas. “Feche o orçamento com todas as despesas e receitas e depois lance tudo no aplicativo. Ali vai ser possível enxergar com clareza como vai ser sua vida financeira naquele mês”, afirma.
Ainda segundo ele, os aplicativos permitem uma visão ampla de todo processo de gasto. “Todas as ferramentas deplanejamento,quando bem utilizadas vão nos mostrar como estamos financeiramente e reduzir as chances de cair no vermelho”.
Confira a lista completa dos aplicativos:
Guia Bolso
O aplicativo Guia Bolso automatiza o registro de despesa, como você costumava fazer em um bloquinho de notas de papel. É necessário, no entanto, que uma conta bancária seja vinculada ao aplicativo.
Ele mostra mês a mês a renda e os gastos, já classificados em categorias (compras, impostos, saques entre outros). As estatísticas podem ser visualizadas não apenas na opção mensal, mas também na anual.
Só dinheiroOs gastos são cadastrados de acordo com categorias. É possível acompanhar a diferença entre o que sai e o que entra em um gráfico, além de comparar em outro a proporção de despesas entre cada categoria. As estatísticas podem ser visualizadas não apenas na opção mensal, mas também na anual.
Minhas FinançasOs gastos e ganhos são cadastrados de acordo com a categoria e registrados em um calendário. Então, o usuário pode ver as despesas mensais em um gráfico dividido por tipo, além de uma comparação entre entradas e saídas. Há a opção do usuário ser notificado com antecedência sobre gastos próximos do vencimento. O usuário também pode cadastrar compras que foram parceladas, e o aplicativo
divide o valor.
Gastos DiáriosO usuário registra ganhos e despesas em categorias e acompanha o saldo final. As despesas registradas são somadas e o aplicativo calcula este saldo. O aplicativo dá a possibilidade de programar gastos fixos.
Money Care LiteO Money Care permite uma análise detalhada de suas movimentações, seja por categoria, conta bancária ou controle mensal. Permite, também, a exportação da planilha para o Excel. Realiza transferência entre contas, possui configurações para pagamento automático e alerta para vencimentos
MoneyEntre os recursos do Money está um que permite personalizar uma escala de cor para que a tabela entre em “alerta vermelho” quando as contas atingirem um saldo que o usuário considere preocupante. Só não há recursos visuais como gráficos nem a possibilidade de categorizar os gastos por tipo. O aplicativo permite escrever observações sobre cada gasto para que o motivo da saída não seja esquecido dias mais tarde.
MobillsO aplicativo divide os gastos em um gráfico de acordo com o tipo de despesa, além de alertar sobre contas pendentes e mostrar o saldo final do mês. Também permite visualizar o status atual do
orçamento planejado. É possível também adicionar todas as suas contas bancárias e definir metas de gastos, com opção de lembrete de estouro do orçamento.
Finanças PessoaisPermite identificar receitas e despesas e, em cima destes dados calcula o saldo mensal. Importa e exporta dados. Pode ser configurado para enviar e-mail avisando sobre o vencimento de contas, além da opção de apresentar um calendário mensal com todos os seus gastos ou um relatório em forma de planilha.
Toshl FinançasO aplicativo permite que você faça um planejamento escolhendo um valor e um período. Por exemplo: o usuário cadastra o valor de seu salário e faz o planejamento para um mês. Então, acompanha as saídas e assim pode verificar se a meta está sendo cumprida. Conforme os gastos cadastrados diariamente, o aplicativo mostra quanto ainda se pode gastar até que termine o período programado para que se atinja a meta.
Grana Finanças PessoaisComo Grana é possível cadastrar todas as despesas e receitas mensais, para saber se o seu saldo está positivo ou negativo. Depois de digitar o valor é permitido escolher entre várias categorias e
personalizar seus gastos. Ele ainda permite que o SMS informativo de alguns bancos sejam importados automaticamente.
OrganizzeO aplicativo permite uma visão geral das suas finanças como gerenciamento de relatórios, contas e cartões, lançamentos e planejamentos. Permitir inclusão do centro de custo nas movimentações, sincronização automática, salvar movimentações e acessar saldo de contas.
CheckbookO usuário cadastra seus gastos em categorias e as informações são transformadas em gráficos que mostram quais despesas consomem mais o orçamento. Se o usuário costuma utilizar cheques, é possível adicionar os números a cada registro de despesa. Também é possível registrar transferências bancárias e inclui-las na conta final.
An MoneyExporta relatórios em diversos formatos, como HTML, PDF e CSV (arquivo de planilha, similar ao Excel), tem opções de backup automático e senhas de segurança. Opera com diversas moedas, o que é válido, especialmente, para quem faz viagens internacionais.
Finanças PessoaisPermite identificar receitas e despesas e, em cima destes dados calcula o saldo mensal. Importa e exporta dados. Pode ser configurado para enviar e-mail avisando sobre o vencimento de contas, além da opção de apresentar um calendário mensal comtodos os seus gastos ou um relatório em forma de planilha.
Controle de Despesas O aplicativo permite que o usuário cadastre seus ganhos e gastos em categorias e subcategorias e controle em uma lista que mostra o saldo final. Também é possível gerar gráficos que separam as
despesas por tipos de gastos para serem visualizadas na tela do celular ou salvas como arquivo de Excel.
CVMJogosCVMJogos é gratuito e reúne games de perguntas e respostas sobre assuntos como ações, mercados de bolsa e de balcão, companhias abertas, entre outros. É ideal para promover desde cedo conceitos de
educação financeira para crianças e adolescentes.
Conta CorrenteCom ele, você visualiza melhor o seu orçamento e pode planejar com mais segurança e comodidade sua vida financeira. O aplicativo permite além da análise financeira, o detalhamento dos gastos, com alertas e históricos.
FinanceÉ um aplicativo bem completo no quesito controle de finanças pessoais, mas complexo pela linguagem financeira, caso você não entenda muito do assunto. Possui o recurso de Indicadores de Desempenho,
que permite cadastrar e registrar seus indicadores de consumo de recursos, como água, energia,combustíveis e outros.
YupeeO Yuppe funciona como uma agenda financeira que permite controlar os gastos diários e esporádicos. O usuário pode criar seu orçamento mensal, agendar seus recebimentos e pagamentos, definir
frequências e registrar os gastos não previstos. O aplicativo possui também a ferramenta Sonhos, que permite o planejamento financeiro a curto médio e longo prazo e informa o quanto é necessário
economizar mensalmente para a realização de um objetivo no prazo desejado.
Minhas EconomiasNeste aplicativo o usuário pode cadastrar despesas, receitas e transferências, programar transações, lançar parcelamentos e cadastrar lembretes para pagamentos. Você pode registrar todas as suas transações off-line e quando tiver acesso à internet, fazer a sincronização coma sua conta no site do Minhas Economias, que também dá de dicas de Educação Financeira.
(Ibahia)