Imóvel em meio a obras viram ‘piada’ na China
A casa que permanece no meio de uma avenida construída em uma área residencial na cidade de Nanning, na região autônoma de Guangxi Zhuang, na China, trouxe à tona outros casos de prédios e casas que ficaram em pé no meio de canteiro de obras.
Como o dono da residência se recusou a fazer um acordo com as autoridades de Nanning para desapropriar o imóvel, as obras da rua começaram assim mesmo. A lei chinesa impede a demolição de uma propriedade sem que haja um acordo.
Normalmente, os moradores se recusam a ceder por considerarem a compensação financeira inadequada. Casos parecidos aconteceram em Wenling, Rui’an, Kunming, Hefei e Shenzhen, em que os donos de imóveis não aceitaram um acordo.
No entanto, quando os casos se tornam público e ganham destaque na imprensa, tornando-se, inclusive, motivo de piada nas redes sociais do país, os donos dos imóveis acabam cedendo por causa da pressão. Foi o que aconteceu em 2012.
Após a imprensa publicar que um pequeno prédio havia sido deixado no meio de uma estrada recém-construída em Wenling, na província de Zhejiang, os donos do imóvel foram pressionados pelas autoridades a aceitar um acordo.
(G1)