PolíticaSem categoria

Boletim da Câmara Municipal de Salvador


Presidente da Fenalegis é recebido na Câmara Municipal
Federação realizará evento com temas importantes para o entendimento do Legislativo
Representando o presidente Paulo Câmara (PSDB), o vereador Arnando Lessa (PT) recebeu na tarde desta quarta-feira (15), no Salão Nobre, o presidente da Fenalegis (Federação Nacional dos Servidores dos Legislativos e Tribunais de Contas Municipais), Antônio Carlos Fernandes Jr. O encontro faz parte dos últimos ajustes do I Giro + Legislativo – Etapa Nordeste, evento que Câmara será anfitriã nos próximos dias 28 e 29 de abril.
Segundo Antônio, o I Giro + Legislativo trará uma discussão sobre temas de interesse público. “Além dos parlamentares, também trazemos ao evento a sociedade civil com suas críticas e elogios. Nosso objetivo é diminuir a resistência entre a sociedade e o Poder Legislativo”, declara.
O vereador Arnando Lessa considera importante para a Câmara abrigar um evento de visibilidade nacional. “Estamos dando o apoio com o espaço, logística, estrutura, etc. É nosso interesse afirmar a independência do Poder Legislativo, discutir a reforma política, bem como os interesses dos servidores da Casa”, afirma.
Os vereadores Duda Sanches (PSD), Odiosvaldo Vigas (PDT) e o presidente da Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Salvador (Ascam), Sidelmar Castro, também participaram do encontro.
_____________________________________________________
Comissão de Finanças examina parecer
 do TCM sobre as contas de 2013
A Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara, presidida pelo vereador Claudio Tinoco (DEM), se reuniu na tarde desta quarta-feira (15) para examinar o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) relativo às contas da Casa Legislativa no exercício de 2013. Apesar de aprovadas, as contas apresentaram pequenas ressalvas, que entraram na pauta do colegiado.
Além de Claudio Tinoco, participaram da reunião os vereadores Geraldo Júnior (SD), Alfredo Mangueira (PMDB) e Euvaldo Jorge (PP).
_____________________________________________________
Audiência sobre o Carnaval 2015 e planejamento para 2016

Evento será promovido pela Câmara Municipal na próxima quinta-feira (16)
A Comissão Especial do Carnaval da Câmara de Salvador, presidida pelo vereador Arnando Lessa (PT), promove, na próxima quinta-feira (16), às 9h, audiência pública para discutir o Relatório Final de Ação do Carnaval 2015 e planejamento do Carnaval de 2016. 
O evento será realizado no Centro Cultural da Câmara Municipal, com a presença dos membros do colegiado, entidades carnavalescas e o presidente do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), Pedro Costa.  A promotora de Justiça e Cidadania, Rita Tourinho, também foi convidada para participar do evento.
_____________________________________________________
Euvaldo Jorge comemora recapeamento em Valéria
Aprovação da emenda parlamentar garante obra na rua Paulo Gonçalves
A rua Paulo Gonçalves, no bairro de Valéria, será totalmente recapeada. A obra trará benefícios para motoristas e pedestres e é resultado de uma emenda parlamentar proposta pelo vereador Euvaldo Jorge (PP). O serviço de recapeamento foi confirmado pelo secretário municipal de Infraestrutura e Defesa Civil de Salvador, Paulo Fontana, na terça-feira (14).
“Esta é também uma vitória do nosso mandato. Conseguimos que a prefeitura, mais uma vez, priorizasse a Valéria. Garanto continuar trabalhando por outras melhorias para a população viver ainda melhor aqui no bairro”, afirmou o vereador.
Euvaldo Jorge tem forte ligação com o bairro. Há 27 anos passou a atuar junto aos poderes públicos para levar desenvolvimento e progresso à região. Os trabalhos em prol da comunidade aumentaram quando Euvaldo foi eleito vereador e pleiteou requalificação de ruas e avenidas, reorganização do trânsito e comércio. Ele buscou, ainda, a implantação de novas linhas de ônibus e itinerários, requalificação de áreas de lazer e melhorias nos serviços de saúde, educação e segurança.
_____________________________________________________
Gilmar cobra liberação do alvará da linha 2 do Metrô
Vereador destacou importância da obra para a mobilidade urbana e geração de empregos
O vereador Gilmar Santiago (PT) voltou a cobrar do prefeito ACM Neto a liberação do alvará para a construção da linha 2 do Metrô, na Avenida Paralela. Segundo o vereador, além do metrô melhorar a mobilidade urbana, as obras são uma oportunidade para o incremento do mercado de trabalho na capital baiana e Região Metropolitana de Salvador (RMS).
“A obra da linha 2, de Salvador a Lauro de Freitas, vai gerar cerca de cinco mil empregos para as cidades da RMS nesse momento de crise e, ao mesmo tempo, a população ganhará um transporte de massa moderno, rápido e confortável”, disse Gilmar, enumerando as vantagens de se ter rapidez na liberação dos alvarás.
_____________________________________________________
Câmara comemora 30 anos da TV Bahia
Sessão solene no Plenário Cosme de Farias foi dirigida pelo vereador Claudio Tinoco
Pelos 30 anos de atividade, a TV Bahia foi homenageada na Câmara Municipal de Salvador, em sessão solene na noite desta terça-feira (14), no Plenário Cosme de Farias, por iniciativa do vereador Claudio Tinoco (DEM). “A TV Bahia tem prestado relevantes serviços aos soteropolitanos e baianos, cobrindo os principais fatos na capital e no interior do Estado, levando informações de qualidade e incentivo à cultura, ao turismo e à cidadania”, justificou o vereador.
Na saudação, Claudio Tinoco destacou a história da emissora como “um trabalho gigantesco, digno de ser premiado no Brasil, sobretudo pelo papel de verdadeira integração regional, de um estado que representa parcela importante da economia nacional, berço da cultura brasileira e que tem um povo sedento por informação”.
Liberdade de expressão
O momento de crise econômica no país foi lembrado no discurso do vereador, que ponderou: “A imprensa brasileira, assim como na Bahia, passa por momentos delicados com a tentativa do governo em amordaçar as principais empresas de comunicação através de cortes drásticos de anúncios. Mas a imprensa não se curvará e manterá exercendo, com veemência, sua liberdade de expressão e sua obrigação de informar a população de forma transparente os atos de qualquer governo, seja ele qual for”.
Em nome da aniversariante falou o presidente do Conselho de Administração da Rede Bahia, Antônio Carlos Magalhães Júnior, que fez questão de homenagear a memória do ex-senador ACM, “grande incentivador do crescimento da TV Bahia”. Segundo ele, os avanços da emissora, hoje uma das principais afiliadas da Rede Globo, que este ano completa 50 anos, está diretamente ligada aos investimentos em tecnologia, recursos humanos e conteúdo.
“A bandeira da cidadania está nos compromissos prioritários da TV Bahia, com campanhas próprias ou em parceria com instituições”, frisou o presidente da rede, ressaltando a identidade regional da programação, que valoriza a cultura e a educação.
Compuseram a mesa da solenidade, ainda, o secretário estadual de Comunicação, André Curvello, representando o governador Rui Costa; o prefeito ACM Neto; o presidente da ABI, Walter Pinheiro; o diretor de jornalismo da emissora, Roberto Appel; a acionista da TV Bahia Renata de Magalhães Correia; a jornalista Kátia Guzzo e o vereador Geraldo Júnior (SD), vice-presidente da Câmara.  
Após a saudação o vereador Claudio Tinoco entregou ao presidente da Rede Bahia uma placa comemorativa pela data.  O cantor e compositor Roberto Mendes, acompanhado por percussionistas e as Sambadeiras de Santo Amaro, apresentou o jingle da TV Bahia, enquanto era exibido um vídeo resumindo o melhor dos 30 anos da emissora.
Prestigiaram a sessão os vereadores Pedrinho Pepê (PMDB), Paulo Magalhães Jr. (PSC), Euvaldo Jorge (PP), Ana Rita Tavares (PEN), Eliel de Souza (PV), Henrique Carballal (sem partido), Leo Prates (DEM), Kátia Alves (DEM) e Suíca (PT).
A história
Inaugurada em 10 de março de 1985 []como uma afiliada da Rede Manchete, a TV Bahia passou, em 1987, a retransmitir a programação da TV Globo. A emissora produz programas locais nas áreas de jornalismo, esporte, variedades e rural. Em dezembro de 2008 foi pioneira nas transmissões digitais em alta definição nas regiões Norte e Nordeste, um ano após o lançamento oficial no país. 
Atualmente a TV Bahia possui cinco emissoras afiliadas, cobrindo as principais regiões da Bahia (TV Subaé, TV Santa Cruz, TV Sudoeste, TV São Francisco e TV Oeste). Desde janeiro deste ano, como parte das comemorações pelos 30 anos no ar, a emissora passou a distribuir o sinal HD de Salvador para todo o Estado via satélite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *