PolíticaSem categoria

Vereador requer temporizadores em todos os semáforos de salvador

O vereador J. Carlos Filho (PT) solicitou a Prefeitura Municipal de Salvador à implantação de temporizadores nos semáforos da cidade.  Pela proposta, os equipamentos deverão informar aos motoristas o tempo restante para a mudança do sinal luminoso, ocasionando a  redução de acidentes no transito.
“Quando ocorre a mudança de sinal luminoso para o amarelo em semáforos com fiscalização eletrônica, não são poucos os condutores que freiam bruscamente para não receber a pesada multa tipificada no art. 208 do Código de Trânsito Brasileiro, e, este ato instintivo geralmente causa acidentes, provocando danos materiais e ocasiona risco aos pedestres que se encontram nas proximidades”, pontuou J. Carlos Filho.
Na proposta, o edil justifica, ainda, que os aparelhos detectores de avanço de sinal geralmente são colocados após se levar em conta algumas características do local, como, por exemplo, o volume de tráfego de veículos e pedestres, a velocidade média dos veículos e o número de acidentes. Isso significa que eles se encontram em locais de potencial risco, após estudos efetuados pelo Órgão Executivo de Trânsito. “Dessa maneira, o uso concomitante de temporizadores só iria contribuir para aumentar a segurança de condutores e pedestres nesses locais”.
De acordo com J. Carlos Filho, o custo da implantação dos temporizadores seria arcado com os recursos arrecadados por meio das multas, pois há previsão para isso no próprio Código de Trânsito, conforme o disposto no art. 320, que tem a seguinte redação: “A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *