Africanos e Afrodescendentes discutem políticas públicas em Salvador
Neste sábado (21), no hotel Sheraton, localizado no Campo Grande em Salvador, aconteceu o jantar de boas vindas oferecido aos participantes do IV Encontro do Comitê Diretor da Aliança Global de Prefeitos e Líderes Africanos e Afrodescendentes que acontece na capital baiana até a próxima terça-feira (24). Convidada pela vice-prefeita de Salvador, Celia Sacramento que também é vice-presidente da Aliança Global, a deputada federal, Tia Eron-PRB esteve presente e destacou a importância das discussões que estão sendo realizadas.
Membros do comitê vão analisar os programas sociais, educacionais e também na área da saúde desenvolvidos no município e vão levar para discussões mais amplas com a intenção de difundir em outras nações o que deu certo. A deputada Federal Tia Eron falou que o grupo tem muitas experiências boas para levar e apontou na área da educação, por exemplo, as escolas que funcionam em tempo integral. “É importante que o comitê veja realmente nossa luta por políticas sociais, pois a Aliança Global está em 80 países com o apoio da ONU e do setor privado”, encerra.
Ainda no jantar estiveram presentes diversos outros membros do comitê que defende causas relacionadas com a melhoria da vida do povo, como a professora Celia Sacramento que tem papel fundamental para a realização do evento em Salvador. Também participaram do encontro neste sábado: a Secretária da Reparação, Ivete Sacramento; o cantor e compositor, Tonho Matéria; Djibril Diallo, diretor executivo da Aliança Global e seus coordenadores Oscar Gamboa e Yelgi Verley, dentre outros. Ainda para participar das atividades, chegam a Salvador, neste domingo, outros membros do comitê.
Em conversa com Djibril Diallo, ele classifica como histórica a presença do Comitê da Aliança Global em Salvador porque nesta cidade vão acontecer discussões sobre os avanços econômicos e sociais do município. Os bons exemplos serão divulgados de 1 a 5 de junho de 2015, na Costa do Marfim, durante o IV Congresso Mundial. Diallo aponta também como positivo o fato da vice-prefeita, Célia Sacramento, ser vice-presidente da Aliança Global. “Em Salvador temos uma filha que é Celia Sacramento e isso é muito importante para dar visibilidade à luta da prefeitura no combate à pobreza”, encerra.
Neste domingo, acontece a cerimônia de abertura e boas vindas aos facilitadores da reunião, encontro com a diretoria executiva, introdução e apresentação do anteprojeto de 5 anos do Plano de Negócios para a Aliança Global 2015/2020. Segunda-feira, a agenda é mais diversificada com início às 8h no auditório da União das Prefeituras da Bahia – UPB, no Centro Administrativo – CAB. Terça-feira, as atividades serão iniciadas a partir das 8h30 da manhã, com reunião no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB, no Stiep.
ASCOM