PolíticaSem categoria

A câmara e vereadores de Salvador


Câmara instala Comissão de Desenvolvimento Econômico
Luiz Carlos Souza é o novo presidente do colegiado permanente da Casa
A Comissão de Desenvolvimento Econômico e  Turismo foi instalada na manhã desta sexta-feira (27), no Salão Nobre da Câmara Municipal de Salvador. O presidente do colegiado permanente da Casa Legislativa, vereador Luiz Carlos Souza (PRB), garantiu que o grupo fiscalizará as ações da prefeitura e contribuirá para incentivar o turismo e o desenvolvimento econômico em Salvador no biênio 2015/2016.
“Temos a consciência da importância do turismo e do desenvolvimento econômico para a nossa cidade. A expectativa é de que tenhamos muito trabalho nesses dois anos. Vamos acompanhar o trabalho da prefeitura e fazer nossas ponderações. Em época de recessão econômica, a nossa atuação vai ser fundamental para buscar alternativas para que Salvador continue no caminho do desenvolvimento”, declarou o vereador Luiz Carlos Souza.
O vice-presidente da comissão é o vereador Geraldo Júnior (SD). Também integram o colegiado os vereadores Isnard Araújo (PR), José Trindade (PSL), Cláudio Tinoco (DEM), Beca (PTN) e Sabá (PRB).
A suplência do colegiado permanente da Casa é ocupada por Moisés Rocha (PT) e Eliel de Souza (PV).
Confira a formação de todas as comissões da Câmara Municipal de Salvador para o biênio 2015/2016 no endereço eletrônico:
_____________________________________________________
Hilton Coelho cobra apuração de ações da PM
Vereador diz que governo estadual precisa provar que não há uma política governamental de incentivo à morte
O vereador Hilton Coelho (PSOL) participou da audiência pública promovida na quinta-feira (26) pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Bahia (OAB-BA) com o tema “A ação da Rondesp no Cabula: limites para o uso da força da Polícia Militar”. O evento discutiu a ação da PM na Vila Moisés, Cabula, na madrugada do dia 6 de fevereiro, que resultou na morte de 12 homens.
“Apesar da presença do secretário Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, representando o governo estadual, consideramos que o Executivo está fugindo do debate porque quem deveria estar presente seriam o secretário de Segurança Pública e o comando da Polícia Militar”, disse.
Hilton Coelho enfatiza que “é preciso que o governador Rui Costa, que chamou de goleadores os atiradores, deve à sociedade uma explicação ou então chegaremos à conclusão que há uma política governamental de incentivo à morte, algo inaceitável”.
Hilton pede o fim dos autos de resistência e cobra uma investigação isenta. “Não podemos encarar como natural que a operação realizada pela Rondesp no dia 06 de fevereiro tenha como resultado na morte a tiros de 12 moradores da comunidade e outros quatro feridos. Todas as vítimas eram do sexo masculino, jovens e negros. Exigimos apuração e punição dos prováveis responsáveis porque não pode ser encarada como normal e correta uma operação que resulte em 12 mortos”, acrescentou.
O vereador lembra, ainda, que o governo da Bahia tem a obrigação de garantir investigação imediata, meticulosa e imparcial de todos os casos em que haja suspeita de execuções extrajudiciais, arbitrárias e sumárias. “A sociedade precisa se mobilizar para que possamos avançar e exigir políticas públicas que garantam de forma efetiva a universalização e a igualdade de direitos, combata a impunidade da violência institucional e impeça métodos violentos para contenção e repressão sociais. Só assim vamos deixar de abrir jornais ou acessar outros meios de comunicação e nos depararmos com mais mortes violentas entre a juventude. A Bahia vergonhosamente ocupa o posto de 2º estado mais letal para jovens e Salvador que desponta como a terceira capital com maior risco de morte para adolescentes”, finalizou Hilton Coelho.
_____________________________________________________
Mensagens educativas em material escolar
Indicação de Vânia Galvão visa à prevenção ao consumo de drogas e álcool nas escolas municipais
De autoria da vereadora Vânia Galvão (PT), foi aprovado pela Câmara Municipal o Projeto de Indicação nº 1032014, que sugere ao Executivo a obrigatoriedade da inserção de mensagens educativas de prevenção ao consumo de drogas e álcool no material escolar (livros, cadernos, quadros de aviso) na rede pública municipal.
“O consumo de drogas e álcool cresce cada vez mais entre os jovens. E medidas educativas, alertando para os riscos à saúde pelo uso dessas substâncias (legais ou não), que ​cada vez mais vitimam essa faixa da população, são importantes para advertir sobre os riscos graves à saúde física e mental​”, afirma Vânia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *