Chega a 310 o número de resgatados da balsa italiana
A Marinha da Itália anunciou nesta segunda-feira que 310 passageiros já foram resgatados da embarcação Norman Atlantic, que pegou fogo neste domingo entre Grécia e Itália, matando uma pessoa. Na balsa viajavam 478 pessoas e, neste momento, ainda permanecem a bordo à espera de serem resgatadas 168 pessoas, de acordo com os dados revelados pela mesma fonte. O incêndio na embarcação já foi controlado e não oferece mais riscos.
Os trabalhos de salvamento aconteceram durante toda a noite apesar das condições adversas que apresenta o mar Adriático. Dos náufragos resgatados, 85 foram hospedados na embarcação San Giorgio da Marinha e um foi levado em helicóptero para o município de Grottaglie, no sul da Itália, apresentando uma cardiopatia.
Além disso, um grupo de 49 náufragos – quatro deles crianças – chegou esta manhã ao porto da cidade italiana de Bari a bordo do navio mercante Spirit of Piraeus, com bandeira de Cingapura. Entre estas pessoas há dois clandestinos de nacionalidade afegã, segundo confirmou um delegado de Bari, Antonio Nunziante, em declarações à imprensa local.
A única vítima fatal deste incidente, de nacionalidade grega, foi levada para o porto da cidade italiana de Brindisi. Segundo um oficial da Marinha Mercante da Grécia a vítima – que não teve seu nome revelado – caiu na água após escorregar tentando salvar sua própria mulher. A balsa pegou fogo por volta das 4h da manhã (meia-noite de domingo no horário de Brasília) no canal de Otranto quando se dirigia da cidade grega de Patras para Ancona, na Itália. As causas do incêndio ainda não foram esclarecidas.
(France-Presse e EFE)