EleicõesNotíciasSem categoria

Presidente do TSE fala sobre andamento das eleições no país

Em entrevista a jornalistas concedida há pouco, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, informou que os mais de 142,8 milhões de eleitores aptos a votar no segundo turno das eleições de 2014 estão comparecendo às urnas com tranquilidade neste domingo (26). O ministro ressaltou que a votação ocorre em todo o país em clima de normalidade.
Ele destacou que a avaliação sobre o uso da biometria nas eleições é positiva. “Como já havia dito durante o processo de votação do primeiro turno, as falhas eram pontuais e iríamos fazer a verificação das razões dessas falhas. Aqui no Distrito Federal, como já foi divulgado, foram falhas de equipamentos na identificação. Foram substituídos esses equipamentos. E no Rio de Janeiro foi reforçado o treinamento e, com isso, se superaram as dificuldades da identificação biométrica. E, até onde temos informação, [a votação] está ocorrendo de maneira absolutamente tranquila, adequada, sem maior demora”, informou o ministro.
Sobre a votação em Niterói (RJ) neste segundo turno, o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro João Otávio de Noronha, informou que a votação na localidade está ocorrendo “em clima de normalidade absoluta”. “Não há fila. Não há problema com a biometria. Como eu já havia dito em várias entrevistas, o problema do Rio não era o problema das urnas, não era um problema de biometria, mas alguma falha do TRE no treinamento de funcionário. O TSE mandou uma equipe, uma força-tarefa, para o Rio de Janeiro [para auxiliar no treinamento dos mesários]”, destacou o corregedor-geral.    
Após responder às perguntas dos jornalistas, o ministro Dias Toffoli agradeceu a imprensa brasileira pelo importante trabalho de auxiliar a justiça eleitoral na orientação dos eleitores e no acompanhamento do processo eleitoral.  
Dias Toffoli reiterou que a divulgação da totalização dos votos para  presidente da República só será iniciada às 20h, em respeito ao fuso horário do Acre e de alguns municípios do estado do Amazonas. “Não haverá nenhuma possibilidade de outra forma de divulgação. A divulgação será igual para todos, igual para a imprensa, para os eleitores, para as candidaturas e para nós, ministros do Tribunal Superior Eleitoral”, garantiu o ministro. (TSE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *