Exposição no MAB em benefício do Hospital Aristides Maltez
O Museu de Arte da Bahia promove até o dia 1º de novembro a exposição “Janelas”, da fotógrafa Ania Billian. A mostra, com 120 fotos, apresenta variadas janelas, registradas em suas inúmeras viagens por cidades europeias, sendo as da Suíça seu foco principal. As fotos serão vendidas e a renda arrecadada será revertida em benefício do Hospital Aristides Maltez.
Para a curadora da exposição e diretora do MAB, Sylvia Athayde, além do aspecto funcional, as janelas carregam qualidades simbólicas que, ao longo dos séculos, inspiraram artistas (pintores, fotógrafos, poetas) a representá-las nas mais diversas linguagens, assim como fez Ania Billian nesta mostra. “Em determinado momento das suas inúmeras andanças, percorrendo diversas regiões da Alemanha, Suíça, Alsácia, Itália, Marrocos e Portugal, atraída pela diversidade da paisagem – notadamente a arquitetura, Ania começa a registrar as casas típicas de madeira, com grandes janelas floridas, ou as fascinantes fachadas pintadas com afrescos, os balcões românticos emoldurados com cercaduras decorativas, e ainda as bucólicas paisagens campestres”, detalha a diretora.
A fim de enriquecer e complementar a exposição, a curadora selecionou alguns poemas de renomados artistas como Fernando Pessoa e Florbela Espanca, Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles, que abordam o tema central da mostra. “A vida não é apenas uma janela de onde olhamos e vemos um sonho passar … o próprio vão que poderá nos levar a espreitar aqueles que necessitam da nossa ajuda”, pontua Sylvia Athayde, desejando que a exposição abra muitas janelas em prol do Aristides Maltez.
Sobre a fotógrafa: Ania Billian nasceu em Salvador e, quando jovem, foi estudar na Suíça, terra da sua família paterna, para aprender e exercitar a língua francesa, na cidade de Lausanne. Nesta ocasião matriculou-se num curso de fotografia, despertando o seu interesse de registrar o simples cotidiano. De volta ao Brasil, foi presenteada, por seu pai, com uma “Hasselblad” equipada com lentes e filtros. O seu entusiasmo, cada vez mais crescente, levou-a a construir um pequeno laboratório, no fundo da casa, onde revelava e ampliava suas fotos, muitas vezes com a ajuda dos filhos. “Minha paixão pela fotografia data de 1960. Como reunia muitas fotos, meus amigos me incentivaram a fazer uma exposição. Por isso decidi não apenas expor, mas oferecer a minha contribuição a causa nobre e social do hospital”, explica Ania Billian.
SERVIÇO
Exposição “Janelas”, de Ania Billian
Exposição: terça a sexta, das 13h às 19h
Sábado, domingo e feriado, das 14h às 19h
Visitação: até 01 de novembro
Museu de Arte da Bahia
Av. Sete de Setembro, 2340 – Vitória/Salvador – BA
facebook: Museu de Arte da Bahia
Fotos: Mateus Brito
Assessoria: 71 9974 5858 (Cleide Nunes)