GeralNotíciasSem categoria

Violência desfigura a sociedade brasileira

Somos 201,5 milhões de brasileiros, revela a Pnad referente a 2013 e divulgada nesta quinta-feira. As mulheres representam 51,5% do total. Constatada há anos, a maioria feminina parece até natural. Mas não é.
Fique surpreso você também com um fato: no Brasil, nascem mais meninos do que meninas. Nossa natureza demográfica é alterada na faixa etária que vai de 25 a 39 anos, extrato em que historicamente a população feminina ultrapassa a masculina. Aconteceu de novo em 2013. Como mostra o gráfico, a diferença só faz aumentar nas faixas seguintes e a explicação é a violência.
De acordo com o Mapa da Violência, em 1980 as “causas externas” eram o motivo de 52,9% das mortes de jovens. Em 2011, o que podemos traduzir como violência foi a causa de 73,2% dos óbitos de pessoas mais novas.
Nesse intervalo de 31 anos, o número total de homicídios saltou 275,3% (1,1 milhão). Apenas em 2011, foram 52 mil assassinatos, mais da metade deles de jovens, sendo que em 93% dos casos as vítimas eram rapazes.
A Pnad de 2013 indica que nada disso mudou. Cada morte revela uma tragédia pessoal que o país parece ignorar; o conjunto delas desfigura nossa sociedade, embora pareça não envergonha-la. O jogo de empurra na solução da violência é um descaso com o futuro do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *