PolíticaSem categoria

Vereadora destaca o Dia Nacional do Surdo

Como presidente da  Comissão Especial de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CPDEF),  na Câmara a vereadora Fabíola Mansur (PSB) além de destacar o Dia Nacional do Surdo comemorado em 26 de setembro, convida a população para participar de uma passeata no mesmo dia. Promovida por diversas associações, a ação em alusão à data, com o tema “Lutas e Conquistas” tem a expectativa de reunir mais de 300 pessoas no Campo Grande com destino à Praça Municipal, em frente à Câmara de Vereadores.
Para Fabíola, a ausência de políticas de atenção às pessoas com deficiência auditiva é grave e necessita de atenção. A vereadora chama a atenção ainda para os dados do levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2010. “Os números mostram que Salvador possui cerca de 400 mil pessoas com deficiência, o que comprova a necessidade urgente e emergencial de discussão e implementação de políticas públicas para essa população”, ressalta a vereadora.
A passeata que conta com o apoio da vereadora Fabíola Mansur, vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara é promovida por diversas associações e pessoas como o professor Milton Bezerra, presidente do Centro de Estudos Culturais e Linguísticos Surdos (CECLIS); Centro de Surdos da Bahia (CESBA); Associação Educacional Sons do Silêncio (AESOS); Centro Integrado de Educação e Lazer (CIEL); Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos em Salvador (APADA); e o Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS).   
História
Chamado pela comunidade surda de “Setembro Azul”, a data para a comemoração do Dia do Surdo, foi reconhecida através da Lei Nº 11.796 de 29 de outubro de 2008. Na data são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania.
No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES – Instituto Nacional de Educação de Surdos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *