Turismo Náutico: A Bahia possui maior baía tropical do Atlântico
A Bahia possui o mais extenso litoral navegável do país. Nenhum outro estado oferece tantos atrativos para a prática do turismo náutico: sol e vento o ano inteiro, duas baías, águas límpidas, temperaturas que variam de 24ºC a 26ºC, um dos melhores locais do mundo para observação de baleias e ainda mergulhos em águas onde a visibilidade submarina é superior a 20 metros. Quem navega por aqui ainda pode contar com marinas, atracadouros, clubes náuticos, pousadas e restaurantes, todos bem equipados, para acolher o navegador e suas embarcações.
O Maior Litoral do Brasil
A extensa costa da Bahia conta com praias tropicais, falésias multicoloridas, manguezais, ilhas e diversos pontos de encontro entre rios e o mar. Toda essa natureza proporciona belos cenários. São seis regiões costeiras, do sul ao norte do Estado: Costa das Baleias, Costa do Descobrimento, Costa do Cacau, Costa do Dendê, Baía de Todos os Santos e Costa dos Coqueiros.
Baía de Todos os Santos
A Baía de Todos os Santos é a maior baía tropical do Atlântico, com águas quentes, tranquilas e cristalinas, ideais para esportes náuticos e ecoturismo. São 1.100 km² de espelho d’água, banhando 13 municípios e 56 ilhas, formando o principal destino para o turismo náutico no estado. A Baía de Todos os Santos abriga as mais conhecidas praias de Salvador, da tradicional praia da Ribeira até a mundialmente conhecida praia do Porto da Barra.
Esportes
As praias e rios da Bahia proporcionam muitas opções de esportes. Regatas, surfe, pesca esportiva e mergulho são alguns exemplos. Com seu potencial náutico e infraestrutura turística já consolidada, a Bahia recebe quatro regatas internacionais que atraem velejadores do mundo inteiro: Clipper Race, Mini Transat 6.50, Transat Jacques Vabre e Rally des Iles du Soleil, além de sediar eventos e competições nacionais, como a tradicional regata Aratu-Maragojipe. Para os surfistas, a Bahia conta com praias que fazem parte do circuito de competições nacionais e internacionais como a Praia do Forte, na Linha Verde, Olivença e Itacaré, na Costa do Cacau. Nas proximidades de Canavieiras está localizado o Royal Charlotte Bank, uma plataforma submersa, perfeita para a pesca esportiva do Marlin-azul. Para a prática do mergulho, a Bahia oferece muitas opções, a exemplo de naufrágios que ajudam a contar períodos importantes da nossa história.
Além do extenso litoral, a Bahia também é cortada por um dos maiores rios brasileiros, o Rio São Francisco, que além dos seus 2.700 km de extensão oferece várias opções para a pesca e para a prática de esportes náuticos.
Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
O arquipélago de Abrolhos, no litoral sul da Bahia, é formado por cinco ilhas: Santa Bárbara, Sueste, Redonda, Siriba e Guarita. Numa área aproximada de 6.000 hectares, Abrolhos reúne condições ideais para a prática de mergulho: águas oceânicas rasas e cristalinas a uma temperatura entre 23ºC no inverno e 27ºC no verão. Conhecer os recifes de corais, observar as baleias Jubarte, participar de um safári fotográfico, explorar naufrágios e cavernas submarinas em mergulhos orientados são algumas das atividades ecoturísticas praticadas na região.