Maioria dos estudantes de Salvador não realiza recarga online
Quase sete meses depois de entrar em operação, a recarga online do Salvador Card, um pedido antigo dos estudantes soteropolitanos, ainda é um serviço desconhecido pela maior parte dos usuários. Autor do projeto, o vereador Joceval Rodrigues tem utilizado as redes sociais, além de pedir a ajuda da imprensa para fazer com que a informação chegue aos estudantes, beneficiando um maior número de pessoas.
De acordo com dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), apenas 1/3 dos estudantes que têm direito à meia-passagem se cadastraram para utilizar a recarga online. O presidente do Setps, Horácio Brasil, informou que de um total de 225 mil estudantes, apenas 75 mil já efetuaram a compra de passagens pelo site.
Joceval lembra que as lutas para aprovar o projeto e colocá-lo em prática foram incessantes, mas garante que continua com a mesma vontade para fazer com que o benefício chegue a uma quantidade maior de estudantes. “Nossa luta agora é disseminar a informação. Tem muito estudante que ainda não sabe que já é possível recarregar seu cartão pela internet, evitando deslocamento para pontos físicos e suas consequentes filas”, ressalta.
O serviço
O projeto da recarga online do Salvador Card, de autoria do vereador Joceval Rodrigues, foi aprovado pela Câmara Municipal de Salvador em julho de 2013, tendo cumprido o prazo legal de 120 dias para implantação. A regulamentação da lei foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 6 de fevereiro de 2014, e começou a valer no dia 18 de fevereiro deste ano. Para ter direito ao benefício, o usuário deve comparecer a um posto físico do Salvador Card para efetuar o cadastro.