Aécio quer discutir modelo de exploração do petróleo
Em entrevista ao Bom Dia Brasil, o candidato Aécio Neves (PSDB) teve de explicar porque não tem programa de governo. Disse ter o melhor conjunto de ideias, mesmo sem tê-las no papel. Detalhar e apontar as pessoas com as quais pretende governar foi o contraponto de Aécio ao fato de não ter um programa de governo. A presidente Dilma Roussef (PT) também não divulgou o documento.
Aécio esclareceu não ter o compromisso de acabar com o fator previdenciário. Se disse compromissado, sim, em estudar o fim dessa solução criada no governo FHC. O estudo será fruto de diálogo, disse o candidato.
Petróleo e segurança também foram assuntos da entrevista. Aécio, mesmo com críticas ao modelo de partilha, prometeu respeitar os contratos já celebrados sob o novo marco regulatório. O candidato avisou que vai discutir se o modelo antigo, de concessão, é melhor. Sobre segurança pública, citou dados de seus dois mandatos em Minas Gerais e questionou números apresentados pelos jornalistas.
Quanto ao cenário econômico, lembrou que o país crescerá menos do que a média da América Latina durante o mandato da atual presidente. Para mudar, Aécio pretende tirar as amarras ao crescimento.
A série continua na quinta-feira, com a entrevista de Marina Silva (PSB).
Veja aqui a entrevista completa.
Por Míriam Leitão