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Brasileiros evitam pagar as contas pela internet por medo de fraudes

Um levantamento com 108 internautas que não pagam as contas pela internet constatou que 72% evitam o acesso online por acreditar ser um ambiente inseguro. Outros 10% responderam que não sabem utilizar o sistema – e 12% justificam que preferem ir ao banco pessoalmente.
Ainda segundo a Febraban, pelo menos 41% de todas as transações bancárias no ano passado foram feitas pela internet. Foi o canal mais representativo – e quase o dobro (23%) das transações em caixas eletrônicos. Para dar apoio a esse crescimento, os bancos investiram R$ 20,6 bilhões na segurança de seus sistemas.
Para o especialista em crimes digitais Felipe Brumatti Sentelhas, também do escritório Patrícia Peck, o perigo não está nos portais de internet banking. O problema está fora do ambiente do banco, como o computador do usuário, vítima de phishing (emails e sites maliciosos que enganam usuários) e malwares (aplicativos que capturam dados pessoais).O internauta Alexandre Souza, por exemplo, não coloca mais os pés em bancos ou casas lotérias “Se está cheio de vírus na internet, que se dane, pois você paga para seu dinheiro ficar seguro. Além disso, você vai economizar um baita tempo”, diz.
Uma pesquisa do laboratório da Eset América Latina divulgada em julho identificou que os trojans (vírus) bancários são a forma de ataque preferida dos criminosos brasileiros, bem acima da média mundial. A família de códigos Win32/TrojanDownloader.Banload é a que mais afeta os brasileiros.
Uma das formas de identificar o golpe, segundo o Eset, é verificar o endereço original do hiperlink enviado por email antes de acessá-lo. Caso ele não corresponda ao remetente, não se deve clicar.
Na opinião do especialista em direito digital do escritório Patricia Peck Pinheiros Advogados, Márcio Mello Chaves, o receio das pessoas em acessar o banco pela internet não tem mais tanto fundamento quando se fala do nível de segurança destes sistemas.
“Os portais de internet banking estão de acordo com melhores práticas de segurança digital, como a dupla autenticação, teclados virtuais e a transmissão criptografada de dados”, argumenta.
O avanço da tecnologia bancária, segundo Chaves, fez com que os criminosos deixassem de focar os bancos para mirar os correntistas. Depois que as instituições financeiras começaram a vencer os fraudadores, diz o advogado, o perigo migrou para o usuário.
Quando os bancos começaram a investir em tecnologias de segurança para vencer os criminosos, o consumidor passou a ser vítima de seu próprio desleixo, acredita Chaves. “Ele deve estar atento e adotar medidas mínimas de segurança na rede”.
O delegado da Polícia Civil e especialista em crimes cibernéticos, Emerson Wendt, atribui a resistência ao internet banking a uma cultura do medo que tem se generalizado. “Notícias de ameaças, vulnerabilidades e relatórios das empresas de antivírus geram essa insegurança na web”, analisa.
Apesar da resistência, adesão ao internet banking cresce 
Embora a rejeição ao sistema seja considerável, a adesão ao serviço online cresce todo ano a uma taxa de dois dígitos desde 2009, de acordo com a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos). No fim de 2013, 40% das contas correntes do País estavam habilitadas para acessar o canal – um aumento de 13% ante 2012.
Ainda segundo a Febraban, pelo menos 41% de todas as transações bancárias no ano passado foram feitas pela internet. Foi o canal mais representativo – e quase o dobro (23%) das transações em caixas eletrônicos. Para dar apoio a esse crescimento, os bancos investiram R$ 20,6 bilhões na segurança de seus sistemas.
Para o especialista em crimes digitais Felipe Brumatti Sentelhas, também do escritório Patrícia Peck, o perigo não está nos portais de internet banking. O problema está fora do ambiente do banco, como o computador do usuário, vítima de phishing (emails e sites maliciosos que enganam usuários) e malwares (aplicativos que capturam dados pessoais).O internauta Alexandre Souza, por exemplo, não coloca mais os pés em bancos ou casas lotérias “Se está cheio de vírus na internet, que se dane, pois você paga para seu dinheiro ficar seguro. Além disso, você vai economizar um baita tempo”, diz.
Uma pesquisa do laboratório da Eset América Latina divulgada em julho identificou que os trojans (vírus) bancários são a forma de ataque preferida dos criminosos brasileiros, bem acima da média mundial. A família de códigos Win32/TrojanDownloader.Banload é a que mais afeta os brasileiros.
Uma das formas de identificar o golpe, segundo o Eset, é verificar o endereço original do hiperlink enviado por email antes de acessá-lo. Caso ele não corresponda ao remetente, não se deve clicar.
Quanto maior a renda do brasileiro, maior o acesso a serviços financeiros online, mostrou uma pesquisa do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), feita entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014.
Enquanto apenas 8% das pessoas que recebem um salário mínimo por mês (R$ 724) pagam as contas pela rede, mais da metade (55%) dos que recebem acima de 10 salários mínimos (R$ 7.240) acessam o internet banking.(IG)

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