Líder comunitário de Cosme de Farias faz apelo na Câmara
O presidente da União das Entidades Comunitárias de Cosme de Farias, Ailton Soares, ocupou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Salvador na sessão ordinária desta segunda-feira (14). Ele parabenizou a Prefeitura-Bairro pelo atendimento às demandas da comunidade e defendeu que as rádios comunitárias passem a transmitir as sessões da Casa, para que os moradores dos bairros populares possam acompanhar os debates travados no Legislativo municipal.
“Poucos moradores têm acesso à TV Câmara e no nosso bairro a rádio comunitária é muito importante”, argumentou. Ailton Soares aproveitou também para agradecer o apoio que tem recebido de diversos vereadores, independente dos partidos políticos, sobretudo com relação à destinação de transporte para o acompanhamento de sepultamentos. “Encontramos muita dificuldade para realizar enterros no Cemitério de Brotas e às vezes temos que nos deslocar para bairros mais distantes por falta de vaga”, denunciou.
Centro de Saúde
O líder comunitário comemorou a reinauguração e ampliação do posto de saúde do bairro, que passa a se chamar Centro de Saúde Major Cosme de Farias. E frisou que nos dias 8 e 9 de agosto será realizada programação pelo Dia da Saúde do Homem, com atividades relativas à campanha de combate ao câncer de próstata. Ailton Soares ressaltou, ainda, a importância do atendimento continuado em urologia na unidade.
Vários vereadores se pronunciaram em relação ao tema apresentado na Tribuna Popular. Leo Prates (DEM) reconheceu a luta das lideranças comunitárias para levar as demandas dos diferentes bairros aos vereadores, “independente da coloração partidária”. Ele destacou a importância da reinauguração do posto e parabenizou a prefeitura pelo que tem feito na área de Cosme de Farias.
Orlando Palhinha (DEM) pediu ao prefeito ACM Neto que interceda junto às empresas de ônibus para que facilitem a colocação de transporte para os sepultamentos em cemitérios do município. Ele aproveitou para lembrar que há sete anos defende a implantação de um cemitério vertical em Salvador, para enfrentar o problema da falta de grandes áreas disponíveis na cidade.
O vereador Pedrinho Pepê (PMDB), ex-morador de Cosme de Farias, lembrou que foi no bairro que começou sua trajetória política, bem como a de radialista atuando em rádios comunitárias. Everaldo Augusto (PCdoB) defendeu a necessidade de obras em encostas tanto de Cosme de Farias quanto de outras localidades de Brotas. O vereador Beca também se apresentou como líder comunitários de região do Matatu, Luís Anselmo e Cosme de Farias e frisou que foi o responsável pela indicação do terreno para instalação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro.
Vânia Galvão (PT) denunciou que “nos bairros populares a expressiva maioria da população carece de atenção especial por parte do poder público municipal. Diversas ações priorizam a chamada área nobre de Salvador e os 70% restantes têm que disputar as sobras das políticas públicas nas áreas de educação, saúde, esporte e lazer”. Hilton Coelho (PSOL) defendeu a assistência contínua nos postos de saúde municipais, nas diversas especialidades, e Leandro Guerrilha (PSL) frisou que vários vereadores trabalham por melhorias para Cosme de Farias, assim como pelos demais bairros de Salvador.