SalvadorSem categoria

Credencial assegura direito à vaga especial de estacionamento

Com quase 18 mil credenciais de estacionamento para vagas especiais, produzidas em três anos, a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) vem garantindo o direito à acessibilidade a idosos e portadores de mobilidade reduzida. Em 2012, quando substituiu o adesivo colado no vidro dos carros, a credencial passou a garantir a vaga especial como direito do cidadão e não do veículo identificado. Neste ano, o órgão produziu apenas 869 credenciais.
 
Em 2013, a autarquia inovou, instalando um posto itinerante de cadastro, que já esteve em diferentes shoppings da cidade, sempre por um mês, o que aumentou significativamente a quantidade de credenciais entregues à população. “O Salvador Shopping foi o primeiro estabelecimento comercial a receber o nosso posto, em agosto do ano passado. Lá, produzimos 4.648 credenciais. Depois, estivemos no Shopping Barra, em outubro, onde fizemos 2.615 credenciais. Já em 2014, em maio, estivemos no Shopping Itaigara, onde produzimos mais 3.013 credenciais”, enumerou o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Müller.
 
“Esses números demonstram como foi importante a Transalvador sair da sede e se aproximar do cidadão. Nós passamos a oferecer opções de locais mais próximos de suas residências e isso facilitou o acesso da população”, explicou Müller, informando ainda que, no próximo mês, o posto será instalado na loja Ferreira Costa, na Avenida Paralela, funcionando sempre de sexta à domingo.
 
Ao mesmo tempo, as credenciais continuam sendo produzidas na sede da superintendência, no Vale dos Barris. Foram cadastrados 4.353 em 2013 e 2.385 em 2014 (até julho). Idosos com idade igual ou superior a 60 anos e pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida podem requerer uma credencial, seguindo os critérios estabelecidos no site da Transalvador:http://www.transalvador.salvador.ba.gov.br/credencial/
 
Fiscalização – Ainda segundo o superintendente, outro ponto que foi determinante para o aumento da produção de credenciais foi a fiscalização do uso das vagas, realizada pela Transalvador. “Mesmo estando em estabelecimentos privados, os agentes de trânsito estão aptos a fiscalizar e autuar os motoristas que não respeitam as vagas especiais e esta fiscalização vem acontecendo regularmente nesta gestão”, destacou Müller.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *