Você acorda com um sabor amargo na boca?
Talvez você já tenha passado por isso alguma vez, se levantar pela manhã e sentir um sabor entre ácido e amargo na boca. Por que isso acontece? É mais comum do você pensa, mas não é nada grave, em certas ocasiões é indicativo de: má alimentação, acumulação de bactérias, entre outros. Explicaremos mais adiante para a sua tranquilidade.
A simples realidade é que quase todos nós levantamos com um sabor estranho na boca, nossa língua acumula uma série de bactérias armazenadas durante a noite que provocam esse mau hálito, algo que incomoda em especial quando acordamos junto com nosso parceiro. É normal, mas os médicos dizem que, em certos casos, este mau hálito/sabor estranho pode estar por trás de algum tipo de doença.
Bactérias
Esse sabor ácido e amargo é habitualmente produzido por bactérias anaeróbias, que estão atrás da língua e secretam pequenas quantidades de enxofre. Se pelo dia não temos esta incômoda sensação é porque a saliva a faz desaparecer, destrói essas partículas de enxofre, mas pela noite, a produção de saliva reduz drasticamente e estes elementos ficam na nossa língua causando este sabor desagradável. É algo que acontece com todas as pessoas.
Sinusite
A sinusite torna a mucosa nasal mais sensível, o que a faz liberar várias secreções. A mucosa nasal é rica em proteínas e proporciona um bom alimento para as mesmas bactérias que mencionamos antes. Essas se multiplicam e aparecem em maior quantidade, e por isso seguem produzindo mais enxofre originando esse sabor ruim na boca.
O esôfago
Você pode sofrer com acidez no esôfago caso o tenha inflamado. A digestão fica mais difícil. Esta acidez alimenta novamente as bactérias de nossa língua, e o sabor será especialmente ácido.
Problemas no fígado
Já sabemos que o fígado cumpre a função essencial de limpar nosso organismo de toxinas, de elementos nocivos e prejudiciais, além de cumprir outros mecanismos essenciais na metabolização de enzimas. Mas, pode acontecer que, de repente, exista algum problema e um dos sintomas é precisamente esse sabor amargo pela manhã.
Icterícia
A icterícia aparece quando temos algum problema na hora de metabolizar a bilirrubina, uma disfunção associada, por sua vez, com o fígado, que produz alterações nos glóbulos vermelhos derivando depois em uma série de problemas em nosso organismo. Os sintomas mais evidentes são a cor de pele amarelada, assim como um sabor amargo na boca que aumenta pela manhã.
Remédio
O melhor,sem dúvida, é recorrer a alimentos que nos ajudem a desintoxicar o corpo. Para isso seria conveniente realizar as seguintes ações:
- Começar o dia comendo um dente de alho em jejum. Se o consumo for constante, nos beneficiaremos do maior desintoxicante natural que existe. Não deixe de testá-lo.
- Um suco desintoxicante para jantar: lembre-se que esta simples receita deverá ser tomada durante a janta por, pelo menos, 8 dias seguidos no mês. Ingredientes: uma beterraba, um dente de alho, o suco de meio limão, um raminho de salsinha e uma colherzinha de mel. Leve todos os ingredientes ao liquidificador e bata até ficar bem homogêneo. O suco ajudará a limpar o corpo, eliminar toxinas e bactérias, e tirar o sabor ruim da boca. Experimenta! (M. com Saúde)