J. Carlos Filho cobra responsabilidade do município sobre atividade pesqueira
O vereador J. Carlos Filho (PT) solicitou ao prefeito ACM Neto, através de projeto de indicação, designar ou criar um órgão responsável pela atividade de pesca no município de salvador. O edil acredita que o município deve participar de forma atuante na construção e fortalecimento da atividade pesqueira, congregando os empresários do setor, incentivando as ações empreendedoras e estratégicas, que visem incrementar os negócios da pesca.
Para o vereador, a prefeitura deve implementar ações para desenvolver a atividade de forma sustentável, contribuindo com a economia e cultura do município. “A orla de Salvador é uma das mais extensas do país, a classe dos pescadores tem uma grande representatividade no município, além da tradição da cultura e da gastronomia que também dependente da atividade. A prefeitura deveria articular os segmentos que compõe a cadeia produtiva da pesca, desde a produção à sua distribuição”, pontuou.
Atualmente o Governo do Estado da Bahia, através da Bahia Pesca, tem como finalidade fomentar a aquicultura e a pesca, mediante a implantação de projetos sustentáveis observando a natureza econômica, social, ambiental e cultural, como forma de contribuir para o desenvolvimento do estado da Bahia. Segundo informações da empresa, a sua atividade atua na atração de investimentos, desenvolvimento científico, tecnológico, criação de pólos produtores e fortalecimento das cadeias produtivas.
No documento o petista ainda defende a ação como uma das estratégias de proteção e preservação da biodiversidade em Salvador.