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Gibi da Operação Lei Seca informa os riscos de dirigir sob efeito de álcool

A coordenação da Operação Lei Seca lançou (4) uma revista em quadrinhos para crianças. O objetivo da ação com a história de Soprinho e Seus Amigos é fazer com que os adultos se conscientizem através das crianças dos riscos de ingerir bebidas alcoólicas antes de dirigir. A revista é dirigida pelo artista plástico e educador Daniel Azulay e será distribuída em escolas, palestras educativas e em blitze da Lei Seca. A primeira edição conta a história de Pedrinho e seus amigos em contato inicial com Soprinho, personagem que é um etilômetro – popularmente conhecido como bafômetro.
Diretor de arte da revista, Azulay disse que as crianças são extremamente importantes na campanha para conscientizar seus pais ou responsáveis sobre os riscos de dirigir alcoolizado. “A criança é sensível. Não só ela se conscientiza para um desenvolvimento futuro, para quando ela tirar a carteira. Mas também de alertar os seus pais de não tomar a direção quando ingerir álcool. Esse tipo de direcionamento é atitude que respeita a cidadania e evita acidentes. É uma campanha de grande alcance social”, explicou.
O coordenador da Operação Lei Seca, coronel Marco Andrade, salientou que o foco da campanha são crianças entre 8 e 12 anos, e acha a iniciativa de fundamental importância para garantir que o comportamento dos brasileiros no trânsito mude. “Demos um grande passo para conscientizar as futuras gerações. A Lei Seca sempre se comunicou muito com os adolescentes, que serão motoristas muito em breve, e com os adultos. Se a sociedade mudar o seu comportamento, mudar os seus hábitos e a cultura, poderemos ter um trânsito mais humano, mais seguro”, acrescentou.
O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, disse que considera a campanha da Lei Seca, para conscientizar as crianças, como a mais importante dos últimos sete anos. Segundo ele, “ensinar às crianças desde cedo sobre essa mistura fatal é essencial. A campanha da Lei Seca é uma campanha que serve para todo o Brasil”.
A Operação Lei Seca é uma campanha educativa e de fiscalização permanente, iniciada em março de 2009. Desde então, até maio deste ano, 1.497.455 motoristas foram abordados, 289.910 multados, 59.618 veículos rebocados e 111.303 motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação recolhida. Ao todo, 118.077 condutores sofreram sanções administrativas, sendo que 3.787 deles também passaram por sanções criminais. Os agentes realizaram 1.306.550 testes com o etilômetro (bafômetro) em todo o país.
(Agência Brasil)

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