Da RedaçãoEsporteSem categoria

Falta emoção na copa sem a “latinha” no ouvido

A Bahia vive a Copa do Mundo 2014 com a sensação de que falta algo, existe uma lacuna em um evento de envergadura para o esporte que é o futebol, de forma especial os ouvintes de uma emissora de radio conhecida como a “Emissora de todas as Copas”, que vivenciou grandes conquistas desde a primeira Conquista em 1958 com: Pelé, Vavá e Zagallo.  1962: com Didi, Pelé, Pepe,70 com :Jairzinho, Tostão e Pelé, 1994 que tinha na dupla de ataque Bebeto e Romário, no penta em 2002 a seleção dos “Rs” Ronaldo,Rivaldo, o fato chama atenção dos baianos principalmente dos soteropolitanos por estarem acostumados a ter informações de todas os campeonatos como Libertadores,do Brasil,Sul-Americana,Nordeste, por este motivo a conhecida e carinhosamente chamada da “Emissora de todas as copas”.
“Assistir uma copa sem a famosa “latinha”(radio) colada no ouvido é estar no estadio sem informações do momento é diferente, falta algo,acompanhar um jogo na tela da TV fica sem vida,hoje chegando também através dos celulares e Smartphones, viver a emoção transmitida pelos narradores,as informações dos seus 
repórteres de campo e retaguarda, os comentaristas que vivem uma realidade do jogo
“falta alguma emoção”, afirma o senhor Felipe.
História das copas 
O Brasil é a seleção que mais ganhou Copas do Mundo de futebol. Foram cinco conquistas: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. A seleção brasileira também foi a primeira tricampeã mundial, com a conquista da Copa do Mundo de 1970, façanha essa que deu a posse definitiva da Taça Jules Rimet, primeiro troféu dos campeões mundiais.
Após a conquista definitiva da Taça Jules Rimet com o tricampeonato brasileiro em 1970, ela foi substituída pela Taça Fifa, que o Brasil ganhou em 1994 e 2002. Ao contrário da Jules Rimet, a Taça Fifa não ficará em definitivo com nenhuma seleção independente de quantas Copas do Mundo ela ganhe.
Suécia 1958 – A primeira das Copas do Mundo que o Brasil ganhou

O Brasil chegou à Copa do Mundo da Suécia em 1958 com um grande time e duas revelações que iniciariam a competição na reserva: Pelé e Garrincha. 

Apesar do Brasil contar com uma seleção forte, a confiança na conquista não era das melhores em virtude das decepções nas Copas do Mundo anteriores. Em 1950, na Copa do Mundo realizada no Brasil, a seleção brasileira era a grande favorita, mas foi derrotada na final pelo Uruguai. Já em 1954 o Brasil não passou das quartas-de-final sendo eliminado pela grande seleção da Hungria.

A seleção brasileira teve uma boa estréia na Copa do Mundo de 1958 com vitória de 3×0 sobre a Áustria. O segundo jogo foi 0x0 contra a Inglaterra. No jogo seguinte estrearam Pelé e Garrincha e o resultado foi 2×0 sobre a Áustria. Nas quartas de final o Brasil teve grandes dificuldades para superar o País de Gales com vitória de 1×0, gol de Pelé. Na semi-final o Brasil venceu a França por 5×2. Na final contra a Suécia, outro show brasileiro e vitória também pelo placar de 5×2.

Chile 1962 – Brasil bicampeão em Copas do Mundo

O Brasil disputou a Copa do Mundo do Chile em 1962 com um time muito parecido da conquista de 1958. Na estréia, vitória de 2×0 sobre o México. No jogo seguinte um dramático 0x0 com a Tchecoslováquia no qual Pelé se machucou e não pode mais disputar o restante da Copa. No jogo seguinte Amarildo substitui Pelé com maestria e marcou 2 gols na vitória de 2×1 sobre a Espanha que deu a classificação para o Brasil às quartas-de-final. A partir daí a estrela de Garrincha brilhou e o Brasil foi campeão da Copa do Mundo do Chile com vitórias sobre a Inglaterra (3×1), Chile (4×2) e Tchecoslováquia de virada (3×1).


México 1970 – Brasil tricampeão conquista a posse definitiva da Taça Jules Rimet

No México 1970 o Brasil ganhou a terceira de suas Copas do Mundo e com isso ganhou a posse definitiva da Taça Jules Rimet. O Brasil, com uma constelação de estrelas lideradas por Pelé, foi campeão vencendo todas as partidas: 4×1 Tchecoslováquia, 3×2 Romênia, 1×0 Inglaterra, 4×2 Peru, 3×1 Uruguai e 4×1 Itália.


Estados Unidos 1994 – Brasil tetracampeão em Copas do Mundo
O Brasil ganhou sua quarta Copa do Mundo em 1994 nos Estados Unidos com um futebol defensivo e desinteressante. O mais importante era defender e contar que Bebeto e Romário fariam pelo menos um gol para a vitória. Para chegar à final o Brasil teve a seguinte campanha: 2×0 Rússia, 3×0 Camarões, 1×1 Suécia, 1×0 EUA, 3×2 Holanda e 1×0 Suécia. A final contra a Itália foi a única decisão de Copas do Mundo sem gols. Com o placar de 0x0 a decisão foi para os pênaltis nos quais o Brasil ganhou por 3×2.

Japão e Coreia do Sul 2002 – Brasil pentacampeão em Copas do Mundo



O Brasil ganhou a quinta das suas Copas do Mundo em 2002, onde a organização do evento ficou dividida entre Japão e Coréia do Sul. Apesar da preparação complicada, o Brasil brilhou com um futebol empolgante e craques como Rivaldo, Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho. Assim como em 1970, o Brasil ganhou a Copa do Mundo vencendo todos os jogos: 2×1 Turquia, 4×0 China, 5×2 Costa Rica, 2×0 Bélgica, 2×1 Inglaterra, 1×0 Turquia e 2×0 Alemanha.


Visão Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *