Como funcionam os Consórcios
Um dos maiores sonhos do brasileiro é ter a casa própria, se ver livre do aluguel, ter um imóvel só seu, com garagem que possa colocar o carro e um espaço grande para os filhos. Para muitos é um sonho, quase utópico, mas não é assim, mesmo que você tenha um emprego que te proporcione um salário baixo e você não tem condições de comprar ou dar entrada em uma casa, você ainda pode consegui-la por meio de um consórcio.
O consórcio tem se mostrado um investimento seguro, segundo o Banco Central, que divulga todos os meses o ranking das administradoras de consórcios com o maior número de reclamações de consumidores, o último resultado (de abril) revelou que a satisfação com o negocio é bem elevada, já que o número de queixas e reclamações é quase ilusório se comparado ao alto número de pessoas que usam o investimento.
São quase 5 milhões de brasileiros que participam de algum grupo de consórcio. O consórcio é uma forma de comprar um bem daqui um tempo. Se a pessoa não tem dinheiro para quitar o carro ou o imóvel na hora, por meio do consórcio poderá comprar um bem sem ter todo o dinheiro necessário desde que haja a contemplação. Todos os meses é realizado umsorteio para decidir quais cotistas do grupo receberão a carta de crédito que permitirá a compra do bem. Mas é arriscado contar a própria sorte. Há consórcios que possibilitam a aquisição de um veículo em 80 meses. Para imóveis, os prazos já alcançam 200 meses.
Também existe um número maior de pessoas que fazem o consórcio mas depois mudam de ideia, porque achavam que iriam receber o imóvel rapidamente. É preciso entender que você irá receber o imóvel ou o carro, mas somente em dois casos:
1º – Você foi contemplado no sorteio que é feito todo mês no grupo de pessoas do seu consórcio, algo que pode ser em 1 mês ou anos, depender de sorte;
2º – Você terminou de pagar o consórcio, foi o último do grupo e não foi sorteado ou contemplado.
(Agencianoticias)