GeralSem categoria

Sociedade que exige de nós cidadania

E, ainda tentando entender nossa sociedade que exige de nós cidadania, democracia, ética serviencia ordeira, tento compreender as esferas jurídica, investigativa, legislativa e executiva desse meu Estado de Direito:
Uma Médica mete um carro em cima de dois jovens e ganha habeas corpus em 30 dias. Um motorista de ônibus que e acidenta um médico passa 1 ano na cadeia e é liberto por falta de provas concretas da intenção do crime, sendo que ele vai aguardar julgamento em liberdade, agora. Um edil da Camara dos vereadores de Salvador é preso por terrorismo, incitação da violência e perdas públicas, mas mesmo assim a casa mantém ele, justificando que os crimes foram cometidos antes da eleição do delinquente, sem levar em conta que o mesmo meliante cometeu o mesmo crime, este ano, se analisar os moldes da greve que resultou em 161 corpos estirados pela nossa cidade. Um preto que representa uma legenda política julga um mensaleiro, mas a sua cúpla absolve um presidente que sofreu impeachment e foi acusadi de crimes lesa pátria.

Pior que isso é ver gente dizer que nossa luta contra a corrupção é o voto… Como assim?
Votamos por quase 3 décadas, se não me engano, e até agora não vi o voto solucionar NADA!
O que percebo é uma democracia que só serve a quem possui posses capitais, e essa cidadania que nos exigem, eles usam pra por gasolina nos seus carrões, dólares nos seus bolsos, viagens e plásticas pra suas esposas e amantes…
Chego a conclusão de que fui literalmente enganado com o conceito de cidadania. Isso me parece confuso, agora, já que descobri que ser cidadão é ser otário, panaca, subserviente… É pagar iptu, ipva, inss, ir, e se lenhar nas encostas, pegar doenças de ratos e de esgotos, morrer em filas de hospitais, pegar busú lotado, ser desrespeitado em todos os serviços públicos e, no ano de eleição, ir para as urnas com a falsa crença de que seu voto vai mudar isso…
Não! Não acredito nessa conversa de cidadania enquanto for negro, Pobre, classe c, descendente de índios, e nordestino… Esse conto que vcs reprisam todos os anos precisa mudar. A urna deveria ser uma etapa, mas enquanto vc só vê a responsabilidade na figura humana da política, o problema será o mesmo.
Se o sistema não te assiste, MUDE O SISTEMA!
Por Joaquim Castro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *