Sessão Especial discute acessibilidade para pessoas com transtorno mental

Em homenagem ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, será realizada uma Sessão Especial para discutir a acessibilidade das pessoas com transtorno mental em Salvador. Com o tema “Acessibilidade: A saúde mental pede passagem”, o evento ocorrerá no dia 16 de maio, às 9 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores.
Fruto da iniciativa da vereadora Aladilce Souza (PcdoB), a sessão visa ampliar a discussão sobre as pessoas com transtorno mental que precisam utilizar os serviços de saúde mental oferecidos nos Centros de Atendimento Psicossociais (CAPS), centros de convivência e emergência mantidos pela Secretaria Municipal de Saúde. A situação da rede de saúde mental é muito limitada. Muitas unidades necessitam de reforma e a rede é insuficiente para atender à demanda. “A Lei 7.201, aprovada em 2007, restringiu o direito dos usuários desses serviços de saúde. Além disso, a situação dos CAPS continua muito precária”, afirma a vereadora.
Foram convidados para a Mesa da Sessão, a coordenadora de saúde mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Tereza Costa, o secretário Municipal de Urbanismo e Transporte (SEMUT), Fábio Mota, o secretário Municipal de Saúde (SMS), José Antônio Alves, o secretário Estadual de Saúde (SESAB), Washigton Couto e o procurador geral de justiça do Estado da Bahia, Dr. Márcio José Cordeiro Fahel.


