EconomiaSem categoria

Clima econômico do Brasil só é melhor que o da Venezuela na AL

São 11 países da América Latina pesquisados, mas é o desempenho do Brasil que chama a atenção por ter piorado bastante na sondagem que mede o clima econômico em cada um deles. Uma das conclusões do estudo, feito pela FGV e pelo instituito alemão Ifo, é que a queda desse indicador foi mais forte aqui do que nos vizinhos – a redução de 20% de janeiro a abril fez com que o número passasse de 89 para 71 pontos, como mostra o gráfico abaixo. É uma notícia ruim porque indica que o clima econômico por aqui está no menor nível desde janeiro de 1999 – ou seja, até na época da crise de 2008/2009, a situação estava melhor. Significa também que temos o segundo pior índice da América Latina e só não perdemos para a Venezuela, que está com 20 pontos. Até a Argentina, com crise cambial, tem um número melhor que a gente (75 pontos).
É importante explicar que essa pesquisa é feita “com base em informações prestadas trimestralmente por especialistas de seus respectivos países”, como diz a nota da FGV. É a avaliação, portanto, de gente que estuda o assunto economia.
E por que o clima piorou tanto? No caso do Brasil, os problemas apontados como muito importantes são a falta de competitividade internacional, de confiança nas políticas do governo, inflação, déficit público, falta de mão de obra qualificada. Esses especialistas também fazem projeções para o PIB e a inflação. Eles acham que o Brasil crescerá 1,7% este ano e terá inflação de 6,4%.
Porém, não somos os únicos a aparecer mal na foto. Chile, Equador, México, Argentina e a América Latina como um todo também estão com números piores – a deterioração não é exclusividade nossa, mas a queda do Brasil de janeiro para abril foi a maior.
Quando olhamos para os dados dos Brics, notamos que o Brasil também não foi o único a piorar, felizmente. O índice da Rússia, por exemplo, caiu até mais, 24% entre janeiro e abril e “ocorre num período de acirramento das tensões políticas na região”, como explica a FGV. A Índia foi a única a registrar melhora no clima econômico, enquanto na China ele recuou 18% e na África do Sul ficou estável. Nesse ranking dos Brics, o Brasil aparece com o segundo pior índice, só atrás da Rússia.
Por Valéria Maniero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *