Astronomia Mancha vermelha de Júpiter encolheu
A marca registrada de Júpiter –- uma mancha vermelha maior que a Terra -– está encolhendo, mostraram imagens do Telescópio Espacial Hubble, divulgadas nesta quinta-feira.
A chamada Grande Mancha Vermelha é, na realidade, uma violenta tempestade, que no fim dos anos 1880 teve seu tamanho estimado em cerca de 40.000 quilômetros de diâmetro, grande o suficiente para acomodar três Terras lado a lado.
A tempestade, a maior do Sistema Solar, tem a aparência oval e tons de amarelo, laranja e branco. Os ventos em seu interior foram calculados em centenas de quilômetros por hora, segundo astrônomos da Nasa.
Em 1979, a sonda espacial Voyager, da Nasa, detectou que a mancha tinha diminuído para cerca de 22.500 quilômetros de diâmetro. Agora, novas imagens tiradas pelo Hubble na órbita da Terra mostram que a mancha ganhou um formato mais circular e mede pouco menos de 16.100 quilômetros de diâmetro.
Os cientistas não sabem ao certo por que a Grande Mancha Vermelha está encolhendo. “É visível que redemoinhos minúsculos estão se juntando à tempestade. Eles podem ser responsáveis pela mudança acelerada ao alterar a dinâmica interna (da tempestade)”, disse Amy Simon, astrônoma do Centro de Voo Espacial Goddard, da Nasa, em comunicado. Amy e seus colegas planejam levar adiante estudos para desvendar o que está acontecendo na atmosfera de Júpiter.
(Com Reuters)(Veja)