Inflação não está fora do controle, mas se aproxima do teto da meta
A inflação não está fora do controle, mas tem estado insistentemente alta, e as expectativas estão se deteriorando, o que é ruim. Segundo a pesquisa Focus, divulgada hoje pelo BC, a previsão para a inflação do ano encostou no teto da meta, em 6,47%. Já se prevê, portanto, que pode ficar perto de estourar os 6,5% no fim de 2014.
A expectativa para a inflação de abril é que fique um pouco abaixo do 0,92% de março. Esta semana teremos ainda a prévia, o IPCA-15.
Hoje, o IGP-10, da FGV, mostrou inflação de 1,19% em abril, um pouco abaixo da de março (1,29%).
A inflação está preocupando, e a previsão de crescimento está muito baixa: em 1,65%.
E as repostas do governo, que diz que a inflação de alimentos vai passar, são insatisfatórias. Nesse fim de semana saiu uma matéria dizendo que há cinco anos ela está em torno de 9%. Está mais do que na hora de considerar que alimentos ficaram mais caros mesmo.
O problema é que, quando todos os outros itens estão mais caros, em caso de alta forte dos alimentos, a inflação sobe mais.
A inflação está ficando perto do teto da meta, que virou o piso. Isso é assustador. O governo tem razão quando fala que não há descontrole, mas também é certo que está insistentemente alta e mais vulnerável a qualquer choque. Está alta demais por um tempo longo demais.
Por Míriam Leitão