Vereador solicita conta detalhada para clientes pré-pago

A Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) divulgou dados que indicam que o Brasil começou 2014 com 272,4 milhões de celulares o que resulta em 136,99 cel/100 habitantes. O mês de janeiro apresentou adições de 1.253 mil celulares. A Anatel informou, ainda, que destas adições líquidas mais 710 mil foram de clientes pré-pago.
Um levantamento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) apontou que os preços cobrados pelo minuto do celular em um plano pré-pago podem ser até 130% mais caros em relação a um pós-pago de uma mesma operadora.
Para o vereador, o benefício é direito do cliente enquanto consumidor. “O cliente pré-pago tem que ser tratado como cliente comum e merece ter sua conta detalhada para fiscalizar e evitar os conhecidos abusos das operadoras de telefonia. Muitas vezes, o cidadão utiliza o serviço e nem sabe que o quanto está sendo cobrado por ligação”.
Com objetivo de não gerar custos e ainda facilitar o atendimento da solicitação, J. Carlos Filho sugeriu que inicialmente as operadoras disponibilizem as informações na internet, através de seus portais.