InternacionaisSem categoria

Turquia abate avião militar da Síria na fronteira entre os dois países

A Turquia derrubou neste domingo um avião militar da Força Aérea da Síria que, segundo os turcos, violou seu espaço aéreo ao passar pela fronteira entre os dois países enquanto bombardeava uma área da Província de Latakia, no noroeste sírio.
Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, a aeronave pegou fogo e caiu em território sírio. O piloto conseguiu se ejetar e desceu de paraquedas, mas seu paradeiro é desconhecido. O regime do ditador Bashar al-Assad chamou a derrubada de agressão.
Integrantes das Forças Armadas sírias afirmaram à televisão estatal que o avião estava atacando rebeldes que tentavam dominar Latakia, um dos bastiões do regime, e a cidade fronteiriça de Kassab. Para a Síria, o avião foi derrubado em seu território.
Minutos depois, o primeiro ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, confirmou a operação militar e parabenizou as Forças Armadas por terem derrubado a aeronave.
“Um avião sírio violou nosso espaço aéreo e nosso F-16 [caça] decolou e derrubou esta aeronave. Por que? Porque se você viola meu espaço aéreo, nossa resposta será dura”, disse o chefe de governo, em um comício.
Esta é a primeira vez que a Turquia derruba um avião sírio na fronteira entre os dois países desde o início do conflito entre o regime de Bashar al-Assad e a oposição, há três anos. O governo turco, que era aliado de Assad, passou a se opor ao regime com o acirramento dos combates.
A ação acontece em meio a confrontos entre as tropas do governo e rebeldes islamitas, liderados pela Frente al-Nusra, vinculada à rede terrorista Al Qaeda, na cidade de Kassab, em Latakia. Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, 80 pessoas morreram na região desde sexta (21). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *