Pilates ou Ioga? Como escolher?
O pilates e a ioga são duas atividades muito praticadas atualmente, com isso surgem dúvidas e questionamentos com relação as diferenças e semelhanças entre as duas. Para facilitar na hora da escolha, aí vão umas dicas.
A ioga é uma filosofia milenar que se originou na Índia e hoje em dia tem diversas linhas diferentes,todas com o principal objetivo de trabalhar a união do corpo, mente e espírito. É um conjunto de práticas que envolvem: movimentos que exigem concentração, meditação, exercícios respiratórios, posturas e mudança nos hábitos de vida. Existem muitas práticas diferentes de ioga, há práticas relativamente fortes e outras muito suaves.
Pilates foi desenvolvido pelo alemão Joseph Hubertus Pilates na década de 1920. No início se chamava “contrologia” e só veio a se denominar como pilates após a morte de Joseph. Este método segue os princípios: concentração, controle, respiração, centro ou “power house”, movimento fluido e precisão. Joseph se inspirou na ioga e nas artes marciais ao criar diversos exercícios que podem ser realizados no chão ou com os aparelhos desenvolvidos por ele.
Praticar atividade física é questão de necessidade, não tem como fugir. Porém, existem diversas práticas saudáveis ao nosso redor, cabe a cada um escolher o que te dá mais prazer, aliado as suas necessidades do momento, para assim, deixar de ser uma obrigação e se tornar um momento bom do seu dia, unindo saúde e prazer. Pense no principal objetivo que te fez procurar uma atividade, o que mais te incomoda, e assim, ficará mais fácil escolher.
Qualidade de vida
Pilates
Os exercícios feitos de forma lenta, a concentração e o alongamento dão a sensação de um corpo mais leve; os movimentos de forma correta aliviam as dores e concentração exigida durante os movimentos muito calculados no pilates, levam a esquecer os problemas pessoais, ter uma noite de sono com mais qualidade, sentir seu corpo mais ágil e consequentemente ter uma vida melhor.
Ioga
A ioga proporciona os mesmos benefícios citados no pilates, porém ainda agrega os benefícios da meditação. Quem medita consegue lidar melhor com o estresse e a ansiedade do dia a dia, estimula sua criatividade, inteligência e memória.
Portanto, se seu objetivo é qualidade de vida, ambos vão te trazer benefícios, o diferencial da ioga é a meditação e as vantagens que ela proporciona.
(Yahoo)