Luiz Carreira assume Casa Civil com a “casa arrumada”
Numa concorrida solenidade realizada no Palácio Thomé de Souza, o ex-deputado federal Luiz Carreira assumiu hoje a chefia da Casa Civil da Prefeitura de Salvador no lugar de Albérico Mascarenhas, que vai se dedicar a projetos pessoais. Antes da posse, Carreira passou cerca de quatro horas reunido com o prefeito ACM Neto e Mascarenhas, no gabinete do palácio, conhecendo profundamente os projetos coordenados pela Casa Civil, entre eles o Planejamento Estratégico, que estabelece as metas de cada secretaria até dezembro de 2016, e as obras de requalificação da orla.
“Assumo numa condição diferente daquela encontrada por meu amigo Albérico Mascarenhas, com quem já tive a oportunidade de trabalhar no governo do estado quando ele era secretário da Fazenda e eu, do Planejamento. Ele encontrou uma Prefeitura desarrumada e ajudou a colocar ordem na Casa. Eu já assumo no momento em que os projetos desenhados no primeiro ano começam a alavancar por conta da competência de uma equipe de primeira montada na Casa Civil e o apoio de todos os secretários, além da liderança do prefeito”, afirmou Luiz Carreira, que tem 66 anos e é administrador público.
O novo secretário assumiu o compromisso de dar continuidade ao trabalho do antecessor, aprimorando ainda mais o trabalho da Casa Civil, responsável pela coordenação do Planejamento Estratégico e dos projetos estruturantes, a exemplo também da implantação do BRT que vai ligar a Estação da Lapa à região do Iguatemi, na primeira fase. “A gestão de Albérico Mascarenhas na Casa Civil deixou dois legados importantes: o primeiro o de ter montado uma equipe de técnicos extraordinária. O segundo foi justamente o Planejamento Estratégico, que é a bússola dessa administração e que está sendo seguido à risca”, declarou ACM Neto.
O prefeito agradeceu a presença da equipe da Casa Civil presente na solenidade e das demais autoridades, em especial ao presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo. Também participaram do ato de posse a vice-prefeita Célia Sacramento, 22 vereadores, incluindo o presidente da Câmara, Paulo Câmara, deputados estaduais, secretários e dirigentes de órgãos públicos, além da imprensa.
Neto elogiou o trabalho de Albérico Mascarenhas, confidenciando que já sabia da impossibilidade do agora ex-secretário deixar o governo para se dedicar a projetos pessoais. “Sabíamos que isso podia acontecer, e entendo os motivos de Albérico. Ele fez um grande trabalho e que terá continuidade, pois Luiz Carreira também é um quatro extremamente competente e preparado para a função. Ele tem esse perfil de coordenador”, salientou o prefeito, acrescentando que 2014 será um ano de muitas obras e realizações graças ao planejamento da Casa Civil em parceria com as secretariais.
Albérico Mascarenhas, por sua vez, disse que vai continuar colaborando com a Prefeitura. “Saiu com a sensação de dever cumprido, e quero continuar colaborando. Salvador está no rumo certo. Para mim foi um orgulho ter servido à cidade. Agradeço muito ao prefeito ACM Neto pela oportunidade e pelo desafio. Acredito que conseguimos arrumar a casa”.
Currículo – Luiz Carreira, 66 anos, é natural de Salvador, Bahia. Graduou-se em Administração Pública pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1973. Fez pós-graduação em Administração Pública (Instituto Internacional de Administração Pública, Paris), Análise Regional e Organização do Espaço e Sociologia para o Desenvolvimento (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Econômico e Social, Universidade de Paris I, Sorbonne), além do mestrado em Geografia Humana e Organização do Espaço (Instituto de Geografia, Universidade de Paris I, Sorbonne).
Durante a sua vida profissional, ocupou inúmeros cargos importantes na administração pública estadual, entre os quais o de secretário de Planejamento, Ciência e Tecnologia da Bahia (1994-2002). Com referência de bom gestor, Luiz Carreira coordenou nessa pasta inúmeros projetos importantes para o estado nas áreas de planejamento, ciência e tecnologia, meio ambiente, desenvolvimento rural e urbano. Nesse período, foi responsável pela captação de expressivos recursos junto às agências financeiras nacionais e internacionais.
Em Salvador, coordenou diversas ações do estado na cidade, a exemplo da reforma e ampliação do aeroporto, do projeto de Novos Alagados, da implantação do Parque de Esculturas do Museu de Arte Moderna da Bahia, da revitalização dos parques Costa Azul, Jardim dos Namorados e Dique do Tororó. Em 2003, foi eleito deputado federal pelo PFL (hoje Democratas), sendo reeleito para o período parlamentar 2007-2010.
Em Brasília, tornou-se uma referência técnica no partido, tendo, inclusive, ocupado a diretoria da Fundação Liberdade e Cidadania e presidido a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal. Nos últimos três anos, Luiz Carreira esteve na iniciativa privada, onde ocupou o cargo de diretor-presidente da Bahia Terminais S.A., empresa do setor portuário.