Expedição buscará por vida em Júpiter
A Nasa anunciou um projeto de expedição para Europa, uma das luas de Júpiter. Charles Bolden, administrador da agência, contou que uma quantia de US$ 15 milhões já foi separada para a missão, que deverá começar no próximo ano, mas só irá depois de 2020.
“Estão incluídas verbas para missões para Marte e a formulação (de um projeto) para uma missão para a lua de Júpiter, Europa”, explicou Bolden.
A chefe do setor financeiro Elizabeth Robinson disse em entrevista à BBC que a missão é repleta de desafios e por isso só será iniciada na próxima década. Entre os problemas que a Nasa deverá lidar estão a grande distância entre a Terra e Júpiter e a radiação em volta do maior planeta do sistema solar.
A expedição não será tripulada e um dos objetivos é saber se existe ou já existiu vida no satélite. Já se sabe que existem bolsões de água na lua e que está abaixo da superfície, que é coberta de gelo. Para os pesquisadores o fato de existir água na Europa torna o ambiente promissor para existência de algum tipo de vida.
(DM)