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Estudos urbanísticos para ponte Salvador-Ilha de Itaparica são contratados

A assinatura do contrato entre o Governo do Estado e o consórcio vencedor da licitação de estudos urbanísticos do projeto da ponte Salvador – Ilha de Itaparica está publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (24). A contratação tem o objetivo de planejar a ocupação e o desenvolvimento urbano na área diretamente impactada pelo projeto, o que inclui subsídios para o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) dos municípios de Vera Cruz e Itaparica e a elaboração de um PDDU Intermunicipal.

O consórcio ganhador da licitação, a qual levou em consideração modalidades técnica e preço, apresentou o valor de R$ 7,3 milhões, um deságio de 10,9% no valor inicialmente estimado. O consórcio é composto pelas empresas Demacamp, Instituto Polis e Oficina Engenheiros e Consultores Associados. 

Com previsão de conclusão em até 240 dias, os trabalhos também preveem o cadastramento georreferenciado das propriedades localizadas em áreas urbanas da Ilha de Itaparica, com a finalidade de fornecer informações e subsidiar futura estratégia de cobrança de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

“[O] estudo é fundamental, pois dados preliminares apontam que nos próximos 30 anos, com a construção da ponte, a Ilha terá entre 60 e 80 mil novas residências, o que significa que a população saltará de aproximadamente 60 mil para 360 mil pessoas”, afirma, em nota, o secretário do Planejamento do Estado, José Sergio Gabrielli. Ele ainda diz que “os estudos também contemplam soluções para diminuir o impacto urbano e do tráfego de veículos nas cidades afetadas pelo projeto, como em Salvador, Jaguaripe, Aratuípe, Nazaré, Muniz Ferreira, Santo Antônio de Jesus e Castro Alves”, segundo a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom).

A previsão para lançamento do edital para construção e concessão da ponte é o quarto trimestre de 2014. Após iniciadas as obras, estima-se a conclusão entre 48 e 60 meses. Atualmente está sendo revisto o projeto de construção da ponte, duplicação das rodovias e investimentos em infraestrutura, que em 2010 demandaria um investimento estimado de R$ 7 bilhões. A redução da taxa de juros nestes quatro anos e o aprofundamento dos estudos estão entre os motivos. 
(Ibahia)

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