Sem categoriaTecnologia

Aplicativos para “antissociais” ajudam a manter privacidade de usuário

A redes sociais trouxeram as pessoas a facilidade de comunicação e de achar pessoas desejadas, porém ainda não tem um direcionamento que atenda a pessoas consideradas “antissociais”, que desejam justamente evitar algumas pessoas ou um pouco mais de privacidade.
Aplicativos para "antissociais" ajudam a manter privacidade de usuárioNo que muitos veem como sinal de uma tendência em buscar mais privacidade na internet, desenvolvedores de software estão colocando no mercado aplicativos “antissociais” ou que ajudam pessoas a transmitir mensagens “secretas”, bem mais do que as ferramentas já existentes por aí.
O aplicativo Cloak permite que você saiba a localização de pessoas que você conhece para poder evitá-las, segundo seus idealizadores. Os usuários podem optar por receber um alerta quando certas pessoas estão próximas. Por enquanto, o aplicativo só utiliza dados de localização do Foursquare e do Instagram, por isso só é útil se você estiver seguindo as pessoas que está tentando evitar nestas duas redes.
Os desenvolvedores dizem que estão trabalhando para associar o aplicativo, que já teria sido baixado mais de 100 mil vezes, a outras redes sociais. “Nós criamos o aplicativo porque era algo que tinha que existir. Tínhamos que criá-lo”, disseram eles à BBC.
Outros aplicativos como o Snapchat, que apaga fotos e vídeos segundos depois de serem vistos, e o Secret, que transmite mensagens anonimamente, estão crescendo em popularidade.
O Cloak se autodenomina como um método para “evitar ex-namorados, colegas de trabalho ou aquelas pessoas que gostam de parar e conversar. Qualquer um que a pessoa preferiria não encontrar”. Ele foi criado pelo desenvolvedor Brian Moore e pelo ex-diretor criativo do site de notícias Buzzfeed, Chris Baker.
Baker disse ao “Washington Post” que o serviço reflete a nova direção que as redes sociais estão tomando.
“Acho que já vimos o pico das grandes redes sociais”, disse ele. “Ferramentas como o Twitter e o Facebook são como elevadores lotados com pessoas amontoadas. Eu acho que os aplicativos antissociais estão em ascensão. Há cada vez mais desses tipos de projetos”, complementa.
Potencialmente prático para pessoas que querem evitar contatos sociais indesejados, a tendência é que estes aplicativos sejam novas formas de fazer o inverso que as redes sociais fazem, ao invés de aproximar, repelir pessoas indesejadas, o que mesmo com um aplicativo que venha a ser desenvolvido com total eficácia pra isto, ainda não será capaz de atender totalmente ao desejo dos mais antissociais.
(Diario 24h)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *