Moradores de Stella Maris ocupam a Tribuna Popular
Representando os moradores da região de Stella Maris e Praia do Flamengo, Marisa Malta ocupou a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Salvador na sessão ordinária desta segunda-feira (16), quando pediu o apoio dos vereadores para o encaminhamento de uma pauta de reivindicações aos órgãos competentes. Apelou, também, para que seja agendada audiência com o prefeito ACM Neto, cuja solicitação foi protocolada no início de novembro, com o objetivo de expor as deficiências da área em termos de infraestrutura.
Na audiência, segundo ela, a Comissão de Moradores pretende, também, entregar ao prefeito cópia de abaixo-assinado, com mais de 4000 adesões, pedindo a inclusão das praias do Farol de Itapuã, Pedra do Sal, Stella Maris e Praia do Flamengo no projeto de revitalização da orla. “Será que não fazemos parte de Salvador, que nossa região é uma cidade independente?”, questionou.
A mobilização dos moradores, segundo Marisa Malta, começou em outubro, em reação a uma série de registros de crimes como sequestros, estupros, assassinatos, assaltos e roubos de veículos. Para denunciar a insegurança, a comunidade foi para as ruas em caminhada que reuniu centenas de pessoas, quando ficou definida a utilização da Tribuna Popular para chamar atenção das autoridades e a realização de audiência pública da Ouvidoria da Câmara, que ocorreu no último sábado (14).
Além do policiamento ostensivo restrito, por falta de efetivo da 15ª CIPM, que cobre desde Patamares até Ipitanga, a situação se agrava, segundo Marisa, pela falta de iluminação em várias ruas e praças, pela quantidade de buracos nas pistas e pela deficiência do transporte coletivo. “Temos que reconhecer que houve melhoria no policiamento após esse processo, que incluiu audiência com o secretário da Segurança, Maurício Barbosa, e com a 15ª CIPM, mas já ouvimos rumores de que voltará a ser reduzido”, alertou a representante da comunidade.
Iluminação decente
Os vereadores manifestaram solidariedade aos moradores da região de Stella Maris e parabenizaram pela mobilização. A ouvidora-geral Aladilce Souza (PCdoB) falou sobre a audiência pública promovida no sábado e reforçou o pedido de apoio à bancada do governo para que viabilize o encontro com o prefeito ACM Neto. “A questão de segurança nos bairros não é só de polícia, mas também da necessidade de uma iluminação decente, pavimentação e coleta de lixo”, frisou.
Arnando Lessa (PT), morador do bairro, também apoiou as reivindicações do movimento e deu seu testemunho da deficiência dos serviços públicos. “Está provado que sem mobilização não há solução”, frisou Sílvio Humberto (PSB), que participou da manifestação realizada em outubro. Euvaldo Jorge (PP), que também esteve na caminhada, se solidarizou com os moradores e reforçou o pedido de audiência com o prefeito.
Os vereadores Fabíola Mansur (PSB), Moisés Rocha (PT) e Suíca (PT) também apoiaram a luta dos moradores por melhorias para a região de Stella Maris e Praia do Flamengo.