Sem categoriaVera Cruz

Vera Cruz: Sociedade faz várias sugestões para o turismo

Promovido pelas prefeituras de Vera Cruz e Itaparica, e organizado pelas secretarias de Turismo dos dois municípios, o seminário que debateu o turismo para a Ilha foi celebrado pelo novo secretário da pasta André Reis.
“Esse é o primeiro passo para construirmos um planejamento estratégico para o turismo em Vera Cruz. Vamos montar um escritório para dinamizar iniciativas para o setor na cidade e trabalhar também a economia da cultura. A secretaria estará dialogando sempre com a sociedade e os poderes públicos para atingirmos nossos objetivos”, assegurou.
O vice-prefeito de Itaparica, Rogério Emílio, considerou importante o espaço para pensadores e construtores do futuro estarem reunidos. “Temos que construir alternativas para o desenvolvimento sustentável. Com união, a região terá o turismo mais desenvolvido”, declarou.
Presente no evento, o secretário de Educação, Heder Velasques, destacou a importância de debater a Baía de Todos os Santos. “Com a possibilidade da ponte, o tema necessita da participação da sociedade nas discussões sobre a Ilha. Esperamos que ela traga o progresso, mas valorize a população, além da nossa riqueza natural e cultural”, defendeu.
FORÇA EMPREENDEDORA
O setor empresarial também contribuiu com os debates. Para Luis Henrique Amaral, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), todas as peças no turismo precisam funcionar bem. “Nosso setor tem relação com o primeiro emprego e o primeiro negócio de muitas pessoas. Já passamos a construção civil na geração de empregos. O grande desafio é qualificar empresários e trabalhadores, além de mobilizar a sociedade”, afirmou.
Valter Lopes, presidente do IINT – Itaparica Ilha de Negócios de Turismo, chamou atenção para os projetos pensados. “É necessário critérios técnicos adequados. As lanchas em Vera Cruz, por exemplo, transportam mais gente que todas as outras embarcações na Ilha, exigindo atenção especial. É importante também ver a preservação do Centro Histórico de Itaparica, que está degradado. Os programas precisam fomentar o pequeno negócio”, pontuou.
PREOCUPAÇÕES
Da plateia, Zé Pescador reclamou que o governo estadual esqueceu da região e cobrou o funcionamento do Conselho Gestor da APA (Área de Preservação Ambiental) da Ilha. A estudante do Pronatec Elinete questionou a perspectiva de emprego para os jovens que estão para concluir o curso na área de turismo.
A professora Nelita, do Centro Oceano, mostrou preocupação com o espaço onde funciona a instituição. François, da PP Produções, questionou ao secretário Leonelli o que se quer realmente fazer na Baia de Todos  os Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *