Tiago Correia: Fala sobre Salvador, candidato em 2014 se for pela vontade do povo.
Nascido em Vitória da Conquista, é formado em Medicina Veterinária, em outubro de 2012, foi eleito vereador de Salvador para a 17ª Legislatura (2013-2016). pelo (PTN) Partido Trabalhista Nacional
Tiago Correia é presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo e membro da Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Municipais da Câmara Municipal de Salvador fala sobre mobilidade,saúde,educação e dos dez meses de gestão do prefeito ACM Neto.
A mobilidade urbana?
Tiago Correia: A mobilidade urbana é um dos principais problemas da nossa cidade. Recentemente as pesquisam apontaram como a mazela que tem deixado os soteropolitanos mais insatisfeitos. É uma luta que teremos que contar com o apoio de todos. A prefeitura anunciou em parceria com o Governo Federal a criação do BRT Lapa – Iguatemi que será integrado com as obras de infraestrutura de transporte público coletivo em execução e haverá integração com o metrô e outros modais.
Os corredores exclusivos para ônibus que serão implantados terão viadutos e elevados, o que deve permitir melhoria da mobilidade nas regiões das avenidas Vasco da Gama, Juracy Magalhães e ACM, por onde o equipamento urbano vai passar, e serão integrados com outros dois corredores, Paralela ao Aeroporto e Pituba ao Aeroporto pela Orla, totalizando aproximadamente 50 km de corredores de transporte.
Enquanto as obras não se iniciam, vamos fazendo dentro do mandato algumas ações propondo melhorias. Acabei de ter um projeto de indicação aprovado na Câmara recomendando na nossa cidade as faixas exclusivas para motos e bikes que será implementado ainda este mês, o que irá melhorar a segurança, conforto e até mesmo nos engarrafamentos da nossa cidade.
A saúde em Salvador?
Tiago Correia: A tarefa da nossa gestão é cuidar da vida das pessoas, o que significa olhar para a população que depende na sua maioria, do sistema público de saúde. O secretário José Antonio Rodrigues tem feito um bom trabalho na cidade, só neste mês de novembro estima-se a recuperação de 26 postos de saúde, outros dez em dezembro, chegando a abril de 2014 com 70% da rede de saúde completamente recuperada.
O voto secreto?
Tiago Correia: Sou contra. É um direito do eleitor, do cidadão saber como o seu legislador está se comportando. Tem que ser aberto mesmo e cada vez mais transparente.
A educação?
Tiago Correia: O secretário Jorge Khoury vem dando continuidade ao excelente trabalho que foi realizado pelo deputado João Carlos Bacelar na Secretaria de Educação. ACM Neto assumiu o compromisso de investir mais do que 25% do orçamento da Prefeitura em Educação, ultrapassando o montante exigido pela Constituição ainda este ano. Outra meta é garantir que nenhuma sala de aula fique sem professor.
Além disso, estamos acelerando a construção das 15 novas unidades de ensino programadas para funcionar já no próximo ano. A ideia é que essas novas escolas sejam adaptadas ao programa Aluno em Tempo Integral. Já são nove unidades funcionando em período integral em Salvador este ano.
Os dez meses da administração de ACM Neto?
Tiago Correia: A população tem acompanhado as mudanças no dia-dia, a exemplos do bilhete único, do domingo é meia, do Salvador Vai de Bike, das reformas nas escolas, nos postos de saúde e também na requalificação do asfalto. Neto implementou, através da Semps, o programa Sopa Legal, uma vertente do programa Salvador Sem Fome, que funciona desde o inicio de março, distribuindo diariamente sopa para a população carente assistida pelos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) e pelas unidades do Centro de Atendimento à População em Situação de Rua (Centro Pop). A Secretaria de Ordem Pública trocou em torno de seis mil lâmpadas na cidade, o que para muitos é algo pequeno, mas são ações como estas que acabam ajudando a diminuir os índices violência de nossa cidade. O prefeito vem acertando, ajustando a Casa, mesmo com o orçamento bastante apertado. Essa reforma tributária que foi aprovada pela Câmara dará um fôlego maior para os próximos anos do mandato.
É candidato nas próximas eleições?
Tiago Correia: Tenho recebido muita solicitação dos baianos, principalmente dos soteropolitanos para que eu me candidate a deputado estadual. Se o povo quiser, não irei hesitar.
A sucessão estadual e federal em sua visão?
Tiago Correia: Essas eleições serão uma das mais democráticas possíveis. O povo acordou, vivemos agora um momento de apogeu das manifestações e sem sobra de dúvidas isso se refletirá nas urnas. Haverá mudanças tanto na esfera estadual como na federal.
Linha viva em Salvador pagar pedágio penaliza o povo?
Tiago Correia: Não penaliza o povo. Muito pelo contrário. Trata-se de alternativa de mobilidade, o que significa que a decisão de entrar na Linha Viva é um ato de livre escolha. O projeto de engenharia foi desenhado de modo a não modificar os trajetos existentes. Cada um poderá optar, de acordo com sua própria conveniência, se e quando vai usar a Linha Viva. Com a migração de automóveis daqueles que desejem e possam pagar para entrar na Linha Viva, as vias públicas serão desafogadas, aumentando o conforto dos que não têm opção e reavendo espaços para projetos de circulação de ônibus por faixas exclusivas.
Metrô de Salvador e trem do subúrbio qual a solução?
Tiago Correia: A cidade não pode continuar sendo penalizada dessa maneira. Não temos um transporte de massa. Aguardamos pelo metrô desde 1985, ainda na gestão do prefeito Mário Kertész que deu o pontapé inicial em relação às melhorias do transporte público. Quase 30 anos se passaram e nada ainda foi concretizado. A solução é o Governo do Estado acelerar o processo e deixar de usar este importante equipamento como manobra política.
Em relação ao trem, o Governo do Estado que agora administra este serviço, esteve em Brasília apresentando ao governo federal a proposta de reativar esse meio de transporte na Região Metropolitana de Salvador ligando Salvador aos municípios de Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila e Simões Filho. O objetivo é criar alternativas de mobilidade que permitam aos moradores do subúrbio o acesso a oportunidades de trabalho nos polos desenvolvidos de municípios da RMS, como o polo Petroquímico de Camaçari.
Taxa de sepultamento em cemitérios são caras o que fazer?
Tiago Correia: Solicitei ao prefeito ACM Neto, que determine ao órgão competente a suspensão da taxa de sepultamento cobrada nos cemitérios Municipais de Salvador, para as famílias de baixa renda. Essa taxa de sepultamento cobrada nos cemitérios é uma despesa inesperada, e por vezes as famílias não têm condições de pagar já que assumem despesas de funerais. Estes valores não comprometerão os cofres públicos se deixarem de ser cobrados.
Visão Cidade